sábado, 10 de setembro de 2011

43

Tokyo Magnitude 8.0

   Esse anime me impressionou mesmo!
   O anime retrata o aconteceria em um terrmoto de escala 8.0  em Tokyo no Japão.
 
Ele me impressionou pelo seguintes fatos.
 
- Primeiramente como esse anime retratou como aconteceria e como as pessoas reagiriam em um terremoto no Japão, achei bem interessante isso.
- Os personagens, foram bem convicentes, mesmo em um verdadeiro caos, cada pessoa foi ajudando um ao outro como pode.
- Conseguir "entrar" literalente no anime, a pessoa consegue de fato navegar na história, parar e analisar.

   Vi esse anime logo após a terremoto seguido de atsunami no Japão que aconteceu um tempo desses. Se me perguntarem se esse anime é realmente bom, sem pensar duas vezes falarei que é ótimo!
   Fugindo totalmente dos meus genêros de animes, Tokyo Magnitude 8.0 conseguiu me conquistar de uma forma intensa, os desastres naturais, tremore,deslizamentos, me impressionaram de uma forma que esse anime recomendarei para todos.


   O final é bom, não me deixou a desejar nada, aconteceu uma coisinha....Assistam e confiram! Desde o começo até o final, o anime não cansa, e não é decepcionante em nenhuma parte.
Sinopse
   O que aconteceria com a cidade de Tóquio se acontecesse um grande terremoto de magnitude 8.0?E mais os desastres secundários que viriam após o grande tremor como tsunamis, deslizamentos e incêndios. A estudante Mirai, seu irmão Yuuki e o motociclista Shinri passarão por essa catástrofe e terão que se unir para sobreviver no meio dessa tragédia.

Onde Encontrar?
Animescenter
Animes Down

43 comentários :

  1. fico contente por ter feito esse post sobre tokyo magnitude 8.0, que é uma verdeira obra de arte, rara, que nao se encontra facilmente, certamente uma serie emopcionante, que desde o primenro episodio eu "é esse tipo de serie que procuro", nao necessariamente que aborde uma catastrofe natural mas que retrate coisas simples, valores, tais como a relaçao entre pais e filhos, entre irmaos, que é de certa forma o principal foco da série no que diz respeito a relacionamentos, algo até mais atraente e gostoso de assistir que um romance, também entra a questao da caridade, do amor desinteressado e genuino, me emocionei muito, antes mesmo do desfecho nao conseguia conter as lagrimas, praticamente dormi e acordei chorando, acompanhar tokyo magnitude 8.0 digamos que foi meio que ver algo feito por mim mesmo,nao que me considere um om desenhista mas sim que é esse tipo de serie que gosto de ver.

    ResponderExcluir
  2. uma das melhores series que ja vi, personagens marcantes, mesmo os secundarios, dublaçao excelente, como se podesse sentir o calor das palavras, dos dialogos, o designer dos personagens o visual até a forma de se vestir e do cabelo sao otimos, principalmente pois quase o estilo que aplico nos meus proprios personagens, e o cenario dispensa comentarios, alem de vermos o enfoque em algo muito importante que é a família.

    ResponderExcluir
  3. em 2009, segundo a eleiçao da animage tokyo magnitude 8.0 ficou em 15° lugar, uma posiçao que eu diria um tanto que ingrata, para uma serie de alto nível como essa, mas ai ja entra o gosto dos japoneses que parecem que curtem mais misterio, suspense e musicais, sendo que o vencedor foi higashi no eden, antecesssor de tm8.0 no noitamina, compreensivel leevando em consideraçao que higashi é carregado de uma critica de cunho politico-economico, ainda levando em consideraçao a situçao pela qual, vem passando o japao atualmente, ja no ultimo ano ficou entre inazuma eleven e k-on, quanto ao primeiro vale destacar os bons resultados obtidos pelas selçoes japonesas em varias categorias do futebol, e o segundo é um musical bem simpatico, divertido, que da pra soltar algumas risadas, mas ainda penso que tokyo magnitude 8.0 ainda esta um pouco acima desses.

    ResponderExcluir
  4. fazendo um raking das minha series prefiridas é o seguinte:
    1.TOKYO MAGNITUDE 8.0
    2.HADASHI NO GEN
    3.HOTARU NO HAKA
    4.CLANNAD
    5.KAREKANO
    6.AISHITERUZE BABY
    7.TONARI NO TOTORO
    8.CAPITAIN TSUBASA
    9.ASTRO BOY
    10.POKEMON
    11.MAJOR
    12.SLAM DUNK
    13.AZUMANGA DAIOH
    14.KERORO GUNSO
    15.TAMAYURA
    16.K-ON
    17.BINBOU SHIMAI MONOGATARI

    ResponderExcluir
  5. Oláa anônimo!Me impressionou muito esse anime, tbm chorei, pricipalmente pelo final,os personagens são mesmo incríveis, e sim, não só os catastrofes naturais,mas essa relação de família em geral que o anime mostra muito.Adoro um anime de romance,mas esse teve em mim o mesmo efeito que eu estivesse assistindo um romance. Os valores que a série mostra,por coisas vísivelmente pequenas,porém que quando analisarmos bem,são grandes. A dublagem é ótima mesmo,cada fala dos personagens,dava direitinho para o telespectador "entrar" no anime e se emociona.Tokyo Magnitude eu encontrei por acaso e achei a história muito incrível.Bom o seu ranking!Alguns animes eu apenas ouvir falar,me interessei em alguns e irei conferir.

    ResponderExcluir
  6. fico contente por ter gostado do meu ranking, mesmo que algumas dessas series possam ser consideradas digamos "bestinhas", "previsíveis",mas elas de certa forma contemplam o que eu procuro em uma serie seja animada ou nao, incluindo filmes tambem, e a proposito, o segundo colocado hadashi no gen sao dois filmes e clannad duas temporadas.e quanto a tokyo magnitude 8.0 em 2010, mas referente a produçoes do ano de 2009, foi um dos comtemplados com o premio excelencia no Japan's Media Arts Festival, ou seja, é uma serie premiada, claro que no que diz respeito a venda de dvds nao foi tao bem quanto outras series, mas sinceramente, mesmo que pareça frustrante, nao é nada que tire o brilho dessa produçao fantástica.

    ResponderExcluir
  7. Sem contar que na sua lista,a alguns que são clássicos,como pokemon,que de fato,são consideradas "bestinhas" mas ainda sim não perdem seu lugar.

    ResponderExcluir
  8. no inicio do ano tm8.0 estava sendo reprisado pelo animax, mas em funçao da tragedia de março a serie foi suspensa, assim como outras tiveram capitulos censurados e lançamentos cancelados, e provavelmente nao seja reprisada tao cedo, uma pena para o mundo da animaçao, porem, muito mais compreensivel em face da catastrofe natural que aconteceu, que deixou prejuizos materiais, mas muito mais emocionais.

    ResponderExcluir
  9. Serio? Não sabia que ela tinha sido suspensa. :/ É mesmo uma pena, alias, foi por causa dessa catastrofe no Japão que conheci esse anime;

    ResponderExcluir
  10. como ja foi citado antes os personagens sao realmente otimos, seja no estilo, personalidade, figurino penteado, foi como ver meus proprios personagens,mas dando minha opiniao sobre cada um bem:
    MIRAI: ela é uma personagem que divide opinioes, mas eu particularmente dou um certo desconto, afinal ela é uma menina que vai crescendo e amadurecendo ao longo da trama, que segundo algumas opinioes na marra. a mirai que no começo se mostrava frustrada e revoltada com certas situaçoes, era apenas uma mascara que foi caindo aos poucos, pois ela se mostrava uma menina muito retraida, com dificuldades de expressar o que estava sentindo e acabava guardando tudo pra si mesma, mais especificamente registrava no celular, sendo que as reclamaçoes dela nao eram no que diz respeito a questoes materiais, mas sentimentais, em virtude da pouca presença dos pais em funçao do trabalho, o que acabava gerando uma falta de comunicaçao. no final do primeiro capitulo ela se pergunta se algo de bom iria acontecer na vida dela, bem, coisas maravilhosas ja haviam acontecido, dentre elas, nao muito depois ela iria atras de uma coisinha preciosíssima pra ela e que a ajudaria a superar a catastrofe que estava por vir. mas procurando fazer uma analise geral sobre a mirai, o que é passado na serie é aquela fase de adolescente, com os quais certamente nao é nada facil de lhe dar, mas observando os playbacks, podemos ver que ela nem sempre foi uma rebelde sem causa, mas tambem uma filha atenciosa e uma irma carinhosa, o que justifica o carinho e afeição que o yuki tem por ela.
    YUKI: bem esse menino dispensa comentarios, e o que mais me chamou atençao é o quanto que ele se importa com a irma mais velha, e que so pela fala é como se desse pra sentir todo amor, carinho, respeito e admiraçao que ele sente por ela, e o passeio a feira de robos foi planejado por ele por causa dela, pois ja que os pais nao teriam tempo de leva-los para viajar no verao o yuki queria pelo menos passear e se divertir com ela, afinal era com a irma que ele passa a maior parte do tempo. e ao longo do caminho o yuki sempre procurava animar a mirai, dizendo que quando chegassem em casa ele daria a parte do pudim dele, que visitariam o avô em hokkaido e tomariam um sorvete bem cremoso, mas ela acabava pensando que ele nao tinha noçao da situçao e que estaria sendo negligente, quando que na verdade ele nao queria passar a sensçao de medo e insegurança, mas que ela ficasse tranquila, e procurava apoia-la da melhor forma possivel, afinal ele so queria estar ao lado dela e ver o sorriso da onee-chan que ele tanto ama. sendo tambem muito marcante quando a torre de toquio desaba, em como o yuki praticamente sem poder ver nada se atira pra desviar a irma dos estilhaços, foi realmente uma cena de encher os olhos, principalmente de se tratar do irmao menor.
    MARI: digamos que seria o nosso ponto de equilibrio, e uma experiencia muito enriquecedora tanto pra mari quanto para a mirai e o yuki, afinal tanto ela como eles puderam ver os dois lados da moeda, pois ela assim como os senhores onozawa, trabalha tanto que quase nao tem tempo de ver a filha, que fica aos cuidados da avó, e tambem para que os dois, especialmente a mirai, perceberem que mesmo que os pais trabalhem muito eles sempre estao pensando neles, pois o que fazem é pra eles e por eles. vale tambem ressaltar que a mari é uma lutadora, que mesmo sendo uma mulher jovem, mas viuva, se preocupa em fazer o melhor pela filha, e ao longo da trama procura passar essa mesma força para as crianças para poderem encarar o desastre da melhor maneira.

    ResponderExcluir
  11. os personagens secundaios muito bons tambem:

    SEIJI E MASAMI: os pais dos personagens principais, que a priori pareciam meio frios e distantes, típicos pais de família, visual e figurino ótimos, e todo esforço que fazem é pensando nos filhos que sao seus bens mais preciosos. Inclusive, a plantinha que a mirai, o yuki e o itsuki plantaram no começo foi um presente do pai deles.
    SR. E SRA. FURUICHI: eu diria que foi uma das partes mais fortes da serie, pois os dois netos que tinham vindo do interior foram vitimas do terremoto, mas que mesmo assim faziam o possivel para cooperar com os outros.
    AYA: colega de trabalho da mari, que apaerceu rapidamente no primeiro capitulo no mesmo trem qua a mirai, parece ser uma jovem adulta, autônoma e parece bem divertida.
    KENTO: digamos que seria com um yuki um pouco crescido, que é fascinado por robótica, alem disso ele e a sua familia já haviam sobrevivido a outro desastre, o pai dele aparece no final do capitulo do qual participa, ainda tem a mãe e a irma que é citada por ele.
    MAYU: é a melhor amiga da mirai, as quais ja se conhecem desde pequenas, é uma menina bem despreocupada, que também achei simpática e divertida, tem dois irmaos menores que sao gemeos e uma irma recem-nascida.
    YUKA: amiga da mirai que estuda piano e pensa que os pais nao gostam dela pelo de os achar rigidos demais quanto as aulas de piano e a escola.
    MEGU: colega de classe da mirai, menina traquila e aparentemente patricinha, a mae foi uma das vitimas do terremoto, na sua familia ainda tem o pai e o irmao mais velho.
    ITSUKI: é o melhor amigo do yuki, com quem sempre costuma brincar,é um menino bem extrovertido, ainda aparecem na serie a mae e a irma menor.
    HINA: a filha da mari, que ainda é pequena e inocente, que ainda esta começando a entender o que passa a sua volta.
    REIKO: é a mae da mari, que a ajuda a cuidar da hina, típica vovó.

    ResponderExcluir
  12. aproposito nao estou conseguindo postar do meu computador, o q poderia ser?

    ResponderExcluir
  13. Nossa! Você fez uma longa descrição dos personagens principais até os secundários :o . A mirai no começo não gostava dela,meio irritante,mas depois ela foi amadurecendo,e como você disse,temos que dar um desconto por ser apenas uma menina.E sem dúvida,para mim o personagem que mais agradou foi o Yuki!
    Nao consegue postar? Humm..não sei, talvez a conecção da sua internet :/

    ResponderExcluir
  14. A dublação é uma das formas de atuação e arte que mais aprecio, as vezes ficava pensando se eu fizesse um filme fora do país, por exemplo, qual seria o meu dublador, eu particularmente sou admirador de atores como Fabio lucindo, Yuri chesman, Gustavo pereira, pelo menos os que costumam dublar personagens teens. E a dublaçao como devo ter citado em outros comentários é um dos pontos fortes de tm8.0, que contou com um elenco maravilhoso com profissionais que participaram de outras series muito conhecidas e que também estão entre as minhas tops,como ai nonaka (aya) que fez parte do elenco de clannad dublando fuko ibuki, assim como Hiroshi naka (seiji onosawa) e kikuko inoue (masami onosawa) que deram vozes respectivamente a noyuki okazaki e sanae furukwa, inoue também deu voz ao tsubasa jovem em capitain tsubasa de 2001. Miyuki sawashiro (itsuki) e eri kitamura (mayu) participaram de Angel beats, que eu ainda não vi, mas é muito bem conceituado, miyuki também fez uma participação em Pokémon dp, dublando mai no ep 168, que inclusive tenho no meu acervo, outra em keroro gunso, entre outros. Fiquei surpreso quanto takeshi aono (Sr. Furuichi), que participou dos dois filmes de hadashi no gen, no 1º deu voz a eizou e no segundo ao professor de gen e ryuta, alem de clannad, cowboy beebop, dragon Ball, inuyasha, naruto,etc. E claro, temos o elenco central, vozes marcantes pra mim, com satomi hanamura (mirai), yumiko Kobayashi (yuki) e yuko kaida (mari). Bem satomi não tem muitos trabalhos em comparação com as demais, pelo menos pelo que chequei participou de mushishi, alem de 5 Centimeters Per Second, que é um do qual estou a fim de ver mas não sei se há em algum site descente pra download, uma linda voz, já yuko kaida tem trabalhos em series bem conhecidas como Pokémon advence, 1º filme do naruto, uma breve participação em Higashi no éden, antecessor de tm8.0, alem de Taisho Baseball Girls, que assistir recentemente e muito legal, que também contou com a participação de eri kitamura, e fechando o elenco central, yumiko Kobayashi, outra voz sensacional, da qual tenho procurado e visto outros trabalhos como, yakitake japan, so que este não esta disponível completo em nenhum site, the Prince of tennis, Pokémon, Pokémon advence, e Pokémon bw, onde da voz a quarta líder de ginásio kamiture, pelo menos foi o que chequei, também Love hina, keroro gunso, naruto, onde dublou nawaki, o irmão da hokagi, uma das melhores dubladoras, e se tivesse ou se tiver por que não de lançar um produção de animação, a escalaria como dubladora do meu ou da minha protagonista, não apenas yumiko, mas também satomi, yuko, sendo que todo elenco éde primeira categoria. E por fim não podemos nos esquecer de Christel Takigawa, ancora da Fuji TV que como vocês devem ser conhecedores dublou a si mesma.

    ResponderExcluir
  15. Só para evitar confusao a “mai” de pokempn dublada por miyuki sawashiro que deu voz ao itsuki nao é a may (haruka), a qual foi dublada por kaori, ja que levei em consideração os nomes japoneses.

    ResponderExcluir
  16. sendo o japao provavelmente o país que mais produz animaçoes no mundo, é realmente de se esperar que sua escola de dubladores seja uma das melhores senao a melhor, e a dublaçao de tm8.0 é uma das mais bem feitas. e claro que aproveitando o momento, a escola brasileira também considero uma das melhores, sejam estudios paulistas ou cariocas, se bem que especificamente para animes sou um pouco mais para os paulistas.

    ResponderExcluir
  17. claro que também tem alguns animes que estao entre meus favoritos que foram dublados por estudios cariocas, em alguns outros foram feitas mesclagens entre atores paulistas e cariocas como em alguns filmes de pokemon, no caso de tm8.0 talves faria uma mesclagem, mas a priori optaria por estudios como alamo, centauro, bks, quem sabe.

    ResponderExcluir
  18. seguno o top do 2ch, que dizem ser o mais conceituado tokyo magnitude 8.0 ficou em 10º entre os melhores de 2009, bem melhor, mas ainda que acho que poderia ter sido melhor.

    ResponderExcluir
  19. em relaçao ao top da animage bem mais animador, mas levando em consideraçao outros titulos que figuraram acho que poderia ter sido melhor, mas ai ja entra a questao da opiniao e gosto de cada um.

    ResponderExcluir
  20. Vocês já viram um anime chamado soredemo machi wa mawatteiru, pode ser coincidência, mas a protagonista que é a hotori lembra um tanto a mirai, que curiosamente também tem um irmão menor bem parecido com o yuki, no caso o takeru.

    ResponderExcluir
  21. Não tinha ouvido falar ainda, mas vou dar uma conferida! :)

    ResponderExcluir
  22. Mas claro que ao contrario de tm8.0, soredemo machi wa mawatteiru é uma comédia, bem divertida, pelo menos ate onde já consegui assistir, a hotori e o takeru tem mais uma irmã menor, o anime é de 2010 e o mangá de 2005, e a exemplo de tm8.0 que é de 2009, ficou muito bem conceituada entre as series exibidas no ano passado.

    ResponderExcluir
  23. minha ressalva é que enquanto em tm8.0 a mirai e o yuki são persoangens centrais juntamente com a mari, a hotori é a protagonista e o takeru é secundário, e eu particularmente acho muito mais atraente e gostoso de assistir quando os protagonistas são irmãos do que namorados, apesar de que soredemo machi wa mawatteiru não seja necessariamente um romance, mas trate de uma adolescente estabanada que gosta de historias de detetives. Mas eu também curto romances, é apenas uma questão de preferências.

    ResponderExcluir
  24. um ponto legal do anime é o palco onde acontece a trama, que é tóquio, a cidade mais populosa e mais rica do mundo.

    ResponderExcluir
  25. no 3º capitulo por exemplo, a jornalista estima que cerca de 6 milhoes de pessoas estivessem se locomovendo para suas casas, sendo que a populaçao de toquio seja algo em torno de 8milhoes e da megalopole mais de 35 milhoes.

    ResponderExcluir
  26. e pra nivel de informaçao quanto a cidade que é o palco de tokyo magnitude 8.0 que é a mais rica e populosa do planeta, ai vai o top 10 das cidades mais ricas da atualidade:

    1 Toquio
    Japão

    2 Nova York
    Estados Unidos

    3 Los Angeles
    Estados Unidos

    4 Chicago
    Estados Unidos

    5 Londres
    Reino Unido

    6 Paris
    França

    7 Osaka
    Japão

    8 Cidade do México
    México

    9 Filadelfia
    Estados Unidos

    10 São Paulo
    Brasil

    ResponderExcluir
  27. ha quase um mes deu no jh que a policia e bombeiros de toquio estavam envolvidos num super-treinamento em funçao de haver a possibilidade de um terremoto de magnitude acima de 7.0 atinja a maior cidade do planeta nos proximos 4 anos, sendo a probabilidade de cerca de 70%, assim como é apresentado em cada abertura de tokyo magnitude 8.0.

    ResponderExcluir
  28. imaginei que depois do que aconteceu ano passado as chances de toquio ser atingida por um terremoto de grande magnitude tinham se tornado mas remotas, afinal toquio de certa forma foi atingida mas indiretamente, sendo o nordeste do país o mais devastado na ocasiao.

    ResponderExcluir
  29. ontem na band teve uma reportagem especial de 1 ano depois do terremoto seguido de tsunami, e parece que os japoneses estao se reerguendo, mas ainda existe muito a ser feito especialmente quanto ao entulho nas cidades mais afetadas.

    ResponderExcluir
  30. Bem, já faz um ano desde o terremoto seguido de tsunami, e a relação entre tokyo magnitude 8.0 e o acontecido, certamente nenhuma, a não ser o fato da serie tratar da probabilidade tal acontecimento, mais especificamente na cidade de Tóquio. Os japoneses parecem ter voltado a sua rotina faz tempo, claro que também tiveram suas perdas, traumas, mas parecem estar se reerguendo.

    ResponderExcluir
  31. Foi ate uma surpresa, cheguei a pensar que tivesse sido na China, pois uma semana antes houve um terremoto de grande magnitude por lá também. Quanto a nós, vale nossas orações e torcida para que eles realmente possam superar tudo isso, e mesmo que não pareçam transparecer os sentimentos como nos brasileiros, que tenham o consolo e amparo necessário.

    ResponderExcluir
  32. Claro que também não podemos nos esquecer que aqui mesmo no Brasil passamos por algo semelhante, não na mesma proporção, mas mesmo assim houveram perdas significativas, que foram nos deslizamentos na região serrana do Rio, alem de enchentes em vários lugares pelo país, e enquanto no Japão consertaram uma estrada em uma semana, um aeroporto em um mês, aqui no Brasil algumas pessoas ate pouco tempo atrás ainda estão em abrigos e alguns políticos das cidades mais atingidas foram cassados por mau uso do recurso que estava sendo repassado, daí vale nossas orações, torcida, apoio, ajuda, seja o que for, pois se os japoneses estão conseguindo, não é possível que também não consigamos, e melhor ainda poder se prevenir.

    ResponderExcluir
  33. Acerca de duas semanas foram sentidos alguns tremores de magnitude 6 em Tóquio, segundo informações dadas pelos noticiários o epicentro foi em chiba, chegaram até a cogitar que fosse o terremoto de grande magnitude que segundo as estatísticas tem 70% de acontecer nos próximos 4 anos, mas não passou de um susto, graças a Deus.

    ResponderExcluir
  34. Li numa revista que em Tóquio não há arranha-céus, justamente em função da suscetibilidade a terremotos a que a cidade esta sujeita, fujindo um pouco da tendência das grandes cidades como Nova York, Kuala Lampur, entre outras cidades e vale lembrar que Tóquio é a maior cidade do mundo, quebrando um pouco o estereotipo de que cidade grande tem de ter grandes edifícios.

    ResponderExcluir
  35. Claro que isso não significa que não haja grandes edificações em Tóquio, todos sabemos muito bem que por lá tem edifício que acho que assusta ate quem mora em São Paulo, isso pode ser observado no 1º capitulo quando a mirai observa a cidade pela janela do quarto, onde podemos perceber a presença de varias edificações, com uma e outra que sobressaem, mas sem grandes torres como foram o wtc, ou as torres gêmeas da malásia.

    ResponderExcluir
  36. Também é interessante observar onde moram os personagens, por exemplo, a mari e o itsuki moram em casas, a mirai e o yuki, e provavelmente a mayu também , assim como a aya, em apartamentos, e levando em consideração a moradia dos onozawa, não são construções muito altas, além de serem largas.

    ResponderExcluir
  37. As autoridades japonesas tinham a expectativa de que em 5 anos já conseguiriam se recompor dos estragos do terremoto seguido de tsunami do ano passado, mas parece que com esse prazo pode ser reduzido para apenas 2, levando em consideração a velocidade das obras

    ResponderExcluir
  38. Claro que não podemos ver so pelo lado da infra-estrutura, afinal existem outros fatores como o entulho, que é muito, alem do fator humano, muitas pessoas que viviam na região mais atingida são produtores rurais, e pelo menos numa entrevista de um senhor poucos meses depois do ocorrido, disse que não sabia o que seria dali pra frente, qual seria a posição do governo quanto a isso.

    ResponderExcluir
  39. Inclusive Tóquio é candidata à sede das Olimpíadas de 2020, e esses dados podem ser um fator contra, mesmo sendo a cidade mais rica do planeta, alem de outros pontos como o fato de que a China sediou recentemente em 2008, a Coréia do Sul, já vai sediar a de inverno de 2018, sem contar que as outras cidades são de países que estão em ascenção, seja economicamente ou esportivamente, assim a capital do Japão talvez nao chegue tão forte na eleição.

    ResponderExcluir
  40. Também seria bom saber como andam as coisas na região serrana do Rio e nas cidades que este têm sido atingidas por enchentes e como estão as pessoas.

    ResponderExcluir
  41. Esse anime é obrigatório para todos!

    Fiz hoje minha review sobre o anime, eu gostei de mais do final. Me parece que você não gostou muito hahaha

    ResponderExcluir
  42. ESSE ANIME É REALMENTE ÓTIMO, E BEM CADA UM TEM SUA OPINIAO E CRITICA SOBRE A SERIE, MAS PELO MENOS AS QUE JA LI, A MAIORIA É POSITIVA

    ResponderExcluir

Quer comentar algo? Fique a vontade! Lembre-se que seu comentário é o motor do blog =D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...