domingo, 13 de janeiro de 2013

17

Professores no Japão e no Brasil

   Como os professores do Japão são tratados? E no Brasil?


   Depois ter assistido ao meu ultimo Jdrama(Confira o post Aqui) fiquei curiosa pra saber essa importância que o Japoneses fazem aos professores de lá. Ao contrário do Brasil, os professores são profissões bastante respeitadas na sociedade, pois são eles que forma a base de tudo. Afinal, não haveriam médicos e advogados se não houvessem quem os ensinar inicialmente.
            No Japão, os alunos chamam os professores de senseis, por ele ser mais velho, aparentemente mais sábio, onde é o orientador para vários de seus alunos.
   Em meu último Jdrama (Confira o por clicando aqui), a história girava em torno de uma paixão entre uma professora e um aluno. E durante todo o dorama, o que eles mais focaram tirando o fato de ter sido um romance proibido, era que ela seria uma professora, e seus ensinamentos teriam que ser passados para seus alunos. O que gerou muita confusão. 
   O que queria mostrar nesse post seria a diferença de como são as coisas lá no Japão e aqui no Brasil.
   No Brasil, os professores não são considerados tanto assim, os médicos e advogados tem uma maior importância  porém o que ninguém lembra é que sem a educação , ninguém chegaria a um posto de médico, advogado ou seja lá o que for.
     Isso me lembra um discurso de um candidato a prefeito no qual estava assistindo, o discurso dele era melhorar os postos de saúde, pois sem saúde ninguém seria nada. Ok. Claro que saúde é importante, mas e os médicos? Como cada pessoa chegou lá em um posto de médico para salvar uma vida? É necessário uma educação de nível para isso. Então particularmente  ele deveria ter focado primeiramente na educação para assim pensar na saúde e outras.
   Sem contar com os salários, a maioria das profissões dão mais dinheiro que o professor. Quem aí nunca viu professores fazendo aula extra para ganhar um dinheiro a mais?
   Costumo dizer que aqui no Brasil só é professor que gosta ou quem precisa muito de um trabalho, por que sinceramente...O Brasil não dá tanto valor a essa profissão que pra mim é a base de todas as outras carreiras.
   Agora vamos ao Japão. Sei que é um absurdo comparar o Japão com o Brasil, pois todos estão carecas de saber que os orientais são bem mais desenvolvidos que nós, pelo menos em questão tecnológicas. Mas que fique claro que estou apenas colocando apenas a minha visão nesse post.
   No país dos japas, os professores são considerados a hierarquia digamos assim, eles são bastante respeitados em qualquer sala de aula (Outra coisa que acho um absurdo aqui, onde os professores são desrespeitados constantemente).
  Eles os chamam de "sensei", que seria uma forma de chamar de "Mestre". Quando alguém diz que é professor, a admiração e respeito é enorme. Mas no Brasil, quando alguém chega e diz que é professor, ficamos com aquele receio "Professor...Podia ter arranjando algo melhor ,um trabalho melhor...". Isso é fato. Entre um professor de alguma escola e um médico de algum hospital, quem a galera dá mais crédito e admiração? Médico claro.
   O Brasil é um lugar que possui grandes profissionais, eu mesmo já vi um monte que realmente tem profissionalismo, já tem um monte que só faz capa. E acredito que para melhorar um pouco mais o país, devemos valorizar os professores que temos. A educação é mais importante. Você está morrendo em um hospital, o médico que irá te salvar se formou graças aos ensinamentos de alguém. O advogado que te salvou daquela pena, aprendeu tudo por alguém. O arquiteto que montou a sua casa e não fez o teto cair na sua cabeça, aprendeu tudo com alguém. Uma grande parte dos ensinamentos vão de crédito aos professores, só basta enxergarem isso.
   E para encerrar o post...É como uma frase que vi há muito tempo.


"No Japão, o único profissional que não precisa de curvar-se diante do imperador é o professor, pois segundo os japoneses, numa terra em que não há professores não pode haver imperadores."

(Autoria Desconhecida)




   

17 comentários :

  1. Texto maravilhoso, concordo totalmente com sua opinião

    ResponderExcluir
  2. Olá!!

    Interessante o assunto abordado por você nesse post. Sou filha de professora e sei muito bem o que minha mãe passa na escola. O desrespeito aqui não é por causa dos alunos, não é o início, mais sim com os cargos mais altos, aqueles de diretor, secretário e governador do estado (já que minha mãe é professora estadual).

    Seu blog é bastante fofinho!! ^^

    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor estadual deve ser realmente um sufoco ! Já vi tantos que não estão nem aí para os alunos, e muitos que realmente querem ajudar mas o governo não colabora, e também alguns alunos que não estão muito "aí" com a vida, é realmente triste se ver por esse lado.

      Aha Brigaadaaa >.<

      Excluir
  3. Saudações


    Acredito deveras que a forma como foi passada o texto, por se tratar de uma opinião pessoal, foi muito boa. Não há do que discordar.

    Entretanto, há variações disto nos dois Países. Há relatos (poucos) de situações "estranhas" envolvendo professores ou escolas no Japão (principalmente no que tange aos estrangeiros naquele País), da mesma que há (infelizmente poucas) situações em que os professores são tratados como se deve (positivamente falando)em nosso País.

    Acredito que a situação se reverterá unicamente com a mudança na linha de raciocínio sobre o tema. É necessária uma abordagem mais franca e justa. Há pais de crianças atualmente que defendem seus filhos quando estes não respeitam um professor (o que eu acho ridículo), isto para se citar o mínimo...

    É muita coisa necessária, é muita coisa em jogo no que tange à educação no Brasil.

    Como focaste com tal tema neste post, seria interessante fazer um tipo de [continuação] do mesmo, com algum tipo de relato recolhido pela internet ou com alguma amostra mais vivida pessoalmente, se possível for. Incrementará ainda mais neste contexto de vosso post e, certamente, lhe será ainda mais recompensador o resultado final.

    Ótimo post.


    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você falou uma coisa que até esqueci mesmo de citar, os pais que defendem seus filhos diante dos professores, tudo bem que é a aquela ética de "pais defenderem os SEUS filhos", mas já vi muitos casos que eles nem sequer veem o lado do professor em questão, como também já vi casos que os professores realmente não tão nem aí pros alunos (Acontece muito em colégio estadual).
      Obrigado pela dica! Se eu ver novamente algo relacionado a isso, acho que farei uma continuação sobre o tema, é algo interessante para as pessoas lerem e opinarem. Pois como disso no começo do post, o que me atraiu para esse lado de professores, foi assistindo um jdrama, onde me veio a cabeça a seguinte questão : Por quê? Por quê esse desrespeito todo com os professores no Brasil?
      Acredito realmente que se focarem bastante na educação, a situação do país pode melhorar drasticamente, mas é como vc disse, há muita coisa em jogo. Porém bato palmas a aqueles que realmente fazem algo pra mudar a educação no Brasil, ou pelo menos aqueles que tentam mesmo não obtendo resultado,a educação que humildemente acho que é a base para uma bom país.

      Excluir
  4. Muito bom o post. Tudo que diz respeito á educação, no japão é melhor.eles tem uma cultura diferenciada. Quanto aqui no Brasil, o problema não é só á falta de respeito dos alunos e o não investimento do governo, os professores não são vitimas inocentes nessa história, quem estuda em escola do estado sabe, cansei de ver professores mandarem os alunos se virar.
    Muitos são despreparados e não se importam nem um pouco com os alunos. Voltando ao japão, já vie muitas matérias na tv sobre filhinhos de papai de várias partes do mundo que estudam no japão, pois consideram a educação e a cultura deles única. O programa altas horas fez uma reportagem sobre isso. Mostrando á grande diferença entre as escolas no japão e no Brasil. Quanto aos professores do Brasil, eles não são vitimas, vivem de fazer greve, o governo sede o aumento e na sala de aula nada melhora para os alunos.
    Não se trata da valorização dos professores e sim do valor e do respeito que deve ser dado á todos. Aqui no Brasil não existe cultura suficiente para melhorar nada na nossa sociedade.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro dessa reportagem Liv! Vi tbm no alta horas. Você lembra as escolas estaduais de lá? Parece as particulares daqui! Pode perceber que os japoneses colocam a educação sempre em primeiro lugar(O que acho corretíssimo e admiro muito isso neles), tanto que o país é o mais desenvolvido tecnologicamente, e as crianças de lá são vistas como um crânio ambulante.
      Ao contrário do Brasil, que eles focam em tudo em questão de dinheiro como copa do mundo, olimpíadas, shows e tals. Mas investir na educação que é algo realmente útil e que dará bons resultados, eles não investem...
      Claro que é bom investir nessas coisa de copa e bla bla, dá dinheiro para turismo, mas dinheiro que é gasto de forma inadequada.

      Excluir
    2. Que vontade de estudar no japão ou na coréia do sul,por todos os motivos que vc já mencionou e mais ainda pelos gatos, Sandy imagina só aquelas escolas dos kdramas,meu Deus! É o meu sonho. Até as escolas americanas perdem pra dos asiáticos, imagina as do Brasil

      Excluir
    3. A educação no Brasil é uma piada.

      Excluir
    4. A educação no Brasil é uma verdadeira piada.

      Excluir
  5. Respostas
    1. kkkkkkkkkkkk Depois que fiz esse post, vou começar a pensar seriamente nisso! kkkkkkk

      Excluir
  6. Nossa Sandi, adorei a postagem, a última frase foi linda. : )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obriigadaa ^^ , foi linda né? Quando vi essa frase pela primeira vez, só fiquei pensando : Txa...Muito bom !

      Excluir
  7. Do brasil nem precisa falar muito né? rsrs
    Eu realmente também quero um sensei, a ultima frase da post foi linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do Brasil...é só olhar a situação phufff

      Também achei muuuuito linda quando a vi *.* realmente tocante *-*

      Excluir

Quer comentar algo? Fique a vontade! Lembre-se que seu comentário é o motor do blog =D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...