domingo, 8 de janeiro de 2012

31

Beijo no Japão

Ao ver um dorama,quantos beijos entre os personagens acontece? Um?Dois?Nenhum?
   

   Quem é fã de dorama ou animes,já ta careca de saber que beijo é um tabu lá no Japão, diferente do ocidente, eles não andam pela rua se beijando, entre amigos,em festas...Ou seja,em locais públicos.
   Por isso na maioria das vezes,quem procura um drama romantico, a tendençia muitas vezes é fujir dos drama japoneses.

    Não existe o verbo beijar! Pois não fazia parte da cultura de antigamente, o ato de beijar era considerado MUITO íntimo para se fazer públicamente,por isso que no Japão,a palavra "beijo" sofreu influência do inglês "Kiss", falado como "Kisu ou Kissu".
 
   A palavra japonesa kachizuke pode-se ser traduzido ao pé da letra como "Encostar a boca" e kuchizuke-seru seria "Bocas encostadas",mas não necessáriamente significa beijo.

   Mas se aqui no Brasil,nós nos cumprimentamos com abraços,apertos de mão e até beijos na buchecha, como no Japão acontece?
    Por meio do cumprimento chamado Ojigi, que se curvam na frente da outra pessoa. É muito comum você ver qualquer coisa ligada ao Japão, e obeservar esse cumprimento.Sabendo que por lá não existe aperto de mão.

   Antigamente o beijo era bem mais proibido,mas com o passar do tempo,(Após a segunda guerra mundial mais precisamente,por inflência americana), beijar se tornou não tão mais reprimido pela sociedade,mas ainda não é muito comum ver japoneses se beijando no meio da rua.

Beijo Indireto?
   É mais ou menos assim, o garoto pega um copo de suco e bebeu nele, com isso vem uma garota que gosta desse garoto e bebe no mesmo lugar em que o ele bebeu, isso é chamado de beijo indireto. Assim, quando alguém come com o hashi de uma mesma pessoa ele o coloca do lado "ao contrário" paga pegar as comidas, já para não ter contato com a saliva do outro.

Japonês discreto
   Uma curiosidade, é que eles não conseguem demostrar muito seus sentimentos quando estão apaixonados, o que algumas vezes levam até anos para revelar a outra pessoa que gosta dela, nutrindo um amor platônico.

   Exemplos de beijos nos doramas(Que na verdade são selinhos ~ Brasil)

Hanazakari no Kimitachi E


    O beijo entre Izumi e Mizuki que ocorreu apenas no último episodio e em alguns segundos.

Hotaru No Hikari

                         Na primeira temporada, o beijo entre Hotaru e Makoto.

Koizora - Dorama

                                        O beijo supresa de Hiro em Mika   

Proposal Daisakusen

                                                         Ken em Rei

Hana Yori Dango
Dommyuji em Makino ao final da 1º Temporada

   Muitas vezes fico ainda chateada por ver um dorama,torcer pelo casal, mas so acontecer nenhum ou 1 ou 2 beijos no máximo. Mas deixando uma magia enorme para esses casais, que carregam vários sentimentos.

Distância
   Que nunca viu ao ver animes e doramas (Tendo foco em romance), duas pessoas quando vão conversar ficam com mais ou menos 1 metro de distância um do outro? E dá para conversar assim?

 
 
   Enquanto nós acidentais nos apresentamos dando abraços,aperto de mão e beijos. Os japoneses apenas fazem o cumprimento(Ojigi) como havia falado a cima. Mas concerteza além do tema "beijo", o fato deles conversarem "distantes" é uma curiosidade legal,mas isso demostra um tipo de respeito,da mesma forma que aqui ninguém gostaria de cumprimentar as pessoas estranhas com um beijo na boca. Quem nunca viu em um dorama ou até mesmo em um anime de romance,os personagens quando vão conversar em um banco, em vez de sentarem perto, eles sentam com um certo afastamento um do outro?(Levando em conta também que são conhecidos)Ou até mesmo para conversar,eles parecem estar muito distantes um do outro?

     Hoje por influência ocidental, os japoneses estão aos poucos deixando essa cultura mais de lado,porém por causa da "Descrição" deles, ainda é díficil se acustumar.Já encontra casais se beijando na rua, mas ainda é raro.



31 comentários :

  1. Eu também sempre achei diferente (*Pra não dizer estranho xD)não ter beijos em doramas. Adoro drama japoneses, são fofos, românticos e talz, mas pôxa, se tiver dois beijos é muito. Tem filmes que não tem nem 1 D= Por isso, nesse fator, prefiro dramas coreanos,neles sim tem beijos,e as vezes, beijos de cinema xD -q
    Mas adoro os dois tipos de dramas *-*

    ResponderExcluir
  2. Quando procuro um drama de romance,corro pros coreanos que são bem mais legais,o beijo as vezes pode até demorar(Algumas vezes)mas acontece.Até por esse motivo dos doramas não terem beijo ou como você disse,se tiver 2 já é muito. Mas tbm adoro os dois estilos *--*

    ResponderExcluir
  3. Oii sou eu de novo rsrsrs então posso fazer um pedido? Um dia você poderia fazer um post comparando os beijos asiaticos entre eles,tipo quando eu quero ver mais romance eu para um drama de Taiwan que pra mim são os melhores e tbem você poderia comentar sobre algum drama de lá com Fated to Love You,Tokyo Juliet rsrsrs.

    Mas deixa de pedidos agora mais um presentinho

    Eu estou dando um selinho de blog que me conquistou,você tem que responder algumas perguntas que estão lá no meu blog.

    http://animarmar.blogspot.com/2012/01/selinho-best-blog.html

    bjs,bye bye ^^

    ResponderExcluir
  4. Oi gostaria de ser parceiro do meu blog?
    Continue assim

    ResponderExcluir
  5. Marmar!Até que eu já tinha pensando nisso,mas tipo...Eu vi poucos dramas taiwaneses(2 completos,e 2 incompletos),por isso vou ver mais para pode fazer um comentário bem legal =D(E terminar os incompletos kkkkk) Mas muuiito obrigada pela sugestão!(Vou lembrar disso).É verdade,os poucos que vi deu pra perceber claramente que os beijos são beeeeem melhores

    Aaaaaaaaaaaah,OBRIGADA OBRIGADA pelo outro selinho *O*
    Bjãaao!

    ResponderExcluir
  6. Rsrsrsrs fico na espera então ^^

    De nada flor.

    ResponderExcluir
  7. Hehe, apesar de serem mais reservados gosto disso, acho que eles mantém um amor mais singelo.Aqui no Brasil beijo se tornou muito banal, tipo beija 10 em uma festa só

    ResponderExcluir
  8. Adorei,lindas imagens eu diria que seus selinhos são super fofos.

    Não suporto quando a qui no brasil ele fiquem se beijando em publico hã...eca! ,eu com cordo com isso dos japonês não fazerem em publico.

    Mas adoro quando os romances japonês são tão fofos.

    O e a sim eles não pegão a doença do beijo, kkk...10 em uma festa,se foce aqui não seria legal isso primeiro da em um garoto sai e ta dando em outro e o que já beijo esta vendo vai e acha que sua garota,bem....é que aqui um beijo significa meu namorado é você agora,não eu to falando do beijão que dão aqui,bem adorei Blog lindo,D+ Eu sou Otome,mais ainda não vi "as novelas japonesas".

    Bem sempre que vejo Animes com romance fico na torcida pra rolar um beijão,acho que pelo menos 3 em alguns eps. de via ter a sim quando falta palavras para dizer.

    Xau bjs....lindo blog,adorei postr.

    ResponderExcluir
  9. Por isso amo muito os dramas de Taiwan, pq as cenas de beijo não são tão estátua como as da Coreia e do Japão, que cá entre nós deixa muito a desejar. Um dorama q eu recomendo e que tem muitos beijos é It started with a kiss e sua continuação They kiss again que é baseada no anime Itazura na kiss que eu amo muitíssimo. Parabéns pelo blog! Se quiser me adc no msn dy_radcliffe@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  10. O Lee Min Hoo foi o primeiro ator de dorama que eu vi que dá um beijo de boca aberta.Ele tenta fugir do selinho.Apesar de haver ainda aquela contenção oriental.Nada de beijo como prelúdio para algo mais. É beijo que quer passar a idéia de amor e não apenas de desejo.Os beijos nos doramas são muito significativos não é igual ao beijo das novelas brasileiras onde se facilitar, eles beijam até o cachorro da vizinha, o marido da irmã, o padre da cidade, a neta do amigo de infãncia...quanto mais perva melhor(eta mundo perdido,rsrsr).Ass.Marian Pierce

    ResponderExcluir
  11. Eu super amei isso nos doramas haha pois tem um TCHAN há mais quando vc ve essa cena de beijo...
    fora que isso acaba meio que mudando sua mente e mostra o valor das coisas ... o valor e o sentimento q um "simples beijo" tem (considerado no brasil já algo totalmente normal e até chega até ser um esporte pq o povo fica tudo competindo)e faz com que vc deseje ter um beijo que nem nos doramas ... =D

    ResponderExcluir
  12. Admiro a cultura japonesa por essas atitudes decentes, ao contrário do Brasil que beijo é uma coisa banal e fácil de se conseguir.
    Apenas acho que nos doramas e animes, deveria ter mais kisses, afinal não vejo problema se for entre um casal apaixonado e de forma discreta.
    Enfim, está muito bom o post, me esclareceu algumas dúvidas. Adorei ^^

    ResponderExcluir
  13. Realmente, sinto falta de alguns beijos entre os personagens principais nos doramas e animes, mas apesar disso, ao contrário do Brasil, eles demonstram seus sentimentos de uma forma decente e romântica, sem precisar de beijos para comprovar que se amam. Isso é o que mais me chama atenção, a cultura deles é muito mais conservadora que a nossa.

    ResponderExcluir
  14. E pra eles nós é que somos 'estranhos', mas como japonês usa tudo de forma polida (nunca ofende diretamente), somos 'diferentes'...o.O Mas acho legal isso na cultura japonesa, não deveriam perder isso, no Brasil os casais se "comem" nos pontos de ônibus, no metrô, na frente de quem quiser e ainda dizem: os incomodados que se retirem ¬¬'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Eles poderiam ter pelo menos um pouco mais de respeito, já que há pessoas que não compreendem essas formas de afeições em publico, já que muitos casais exageram! E não é pra menos não aceitarem...
      O que me levar a dá pontos positivos aos japoneses em relação a isso

      Excluir
  15. amo a cultura japonesa e quero muito um dia beijar um japones quando isso aconteser meu sonho tara realizado adoro animes colesiono mangas e um dia se o buda quiser vou visitar o tao amado japao.

    ResponderExcluir
  16. eu adorei *_* foi super interessante a informação!!! obrigado

    ResponderExcluir
  17. Cara, os japoneses são muito perfeitos hsuahsuha eu acho muito mais romantico assim '-', com um ou dois beijos, e ao longo da história com coisas tão pequenas tipo o garoto pegar na mão da garota, e elas já ficarem com o coração na mão sabe ? Perfeito, e quando acontece o beijo eu quase desmaio de emoção uhuushaushuahushua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. um selinho na verdade, pq beijo mesmo não é kkkkkk,mas ainda sim tem mais emoção do que um beijo de pegação de outros países.
      Japão sempre me fascinando *-* É tudo muito lento, romântico e fofo

      Excluir
  18. É muito lindo msm, mas tem vezes que dá raiva pq você espera tanto tempo pra ver um beijo(de língua)mas aí acaba sendo que,nem encostam a boca direito.Aí é foda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É complicado mesmo,e apesar de eu ja ter me acostumado, tbm as vezes dá raiva ¬¬ Ai quando quero ver algo mais beijão mesmo, vou atras dos dramas taiwaneses que tem os beijões kkkk

      Excluir
  19. nossa koizora ali...... hiro <3 pq vc teve que fazer aquilo no final..... mika sua linda amo vcs dois...

    ResponderExcluir
  20. Sandi,

    Achei a temática do post interessante. De fato, é notório as formas de cumprimentos afetivos entre os orientais. Particularmente acho admirável a forma respeitosa como a maioria se relacionam. Creio que se houvessem mais atitudes semelhantes, talvez os relacionamentos de modo geral houvessem aspectos mais saudáveis.
    Como foi citado, acho educado o fato de evitarem determinadas demonstrações afetivas em público. E aqui deixo claro que não me refiro demagogicamente, mas sim por não concordar com alguns casais que não possuem limites ao estarem em público, que não possuem modos.
    Em contrapartida, - creio eu que em boa parte baseada no modo de vida e cultura em que cresci e tenho conhecimento - percebo que o modo como o romance é levado as vezes acaba passando uma idealização "mágica" ou de "pureza" um pouco forçada. Como exemplo, cito novamente seu comentário sobre a ideia de "beijo indireto" só pelo fato de dividir uma bebida com o próxima em questão.

    Outro exemplo acontece em cenas em que os personagens masculinos geralmente iniciam o beijo, enquanto as moças acabam por ficarem passivas, e nos passa a representação da cena um pouco fria, diria até sem graça.

    Ibdem em relação a nutrir por anos um sentimento platônico, enquanto se poderia permitir-se estar aberto as possibilidades de se aproveitar ao máximo o momento.

    Por fim, dentre os filmes orientais que assisti até o momento, dou preferência ao roteiro, fotografia e adaptação de um filme (romance escolar) de Taiwan.

    Um abraço,

    Anne-chan.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anne! Primeiramente agradeço o seu comentário expressando sua opinião a respeito desse post. Então, eu sempre pensei no quesito de valorização, no nosso país estamos dentro de uma cultura que os relacionamentos não são mais tão bem valorizados,mas claro...Houve época que eles eram, como no tempo de nosso avós. Porém a medida que o tempo passa, novos conceitos vão aparecendo, mas fico triste em perceber que o romantismo e o respeito etão caindo aqui, o que me leva a admirar os japoneses nesse aspecto. O que as outras pessoas chamariam de "ser devagar" eu chamaria de "ser respeitoso". Mesmo que isso seja forçado as vezes por ser muito ingênuo, minha admiração nesse quesito continua o mesmo.
      Japoneses e sua cultura é realmente admirável.

      Excluir
  21. oii, eu to assistindo alguns K-dramas, e eu vejo que eles são meio fechados(mesmo namorando) não se beijam, abraçar um ao outro é meio surpresa para eles, (rs) eu assisti um que o cara foi da um beijo na bochecha, ele disse : vc tem que me perguntar''.. eu acho estranho isso, parece que não pode trocar muitas caricias quando namoram.. (obs: só assisto doramas da Coreia)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Victória, se voce ta comentando isso só assistindo o da coreia, devia dar uma olhada nos japonese, sério, tenta assistir um so por experiencia. É MUUUUITO mais dificil de se encontrar beijo O.O

      Excluir
  22. Eu realmente sou apaixonada pelo japão. Descobri o dorama poucos dias ( Descobrir por causa do Itazrura no kiss: Love in Tokyo)

    Eu realmente queria que rolasse mais beijo entre os casais, iria se bem legal! Anime e Dorama românticos são bem fofinhos.... O que mais me atrai nesse romance e o fato do amor puro e verdadeiro, coisas que no Brasil é muito difícil de encontrar hoje em dia....... Sinceramente, acho que nasci no país errado. Pós o beijo para mim é muito importante, tem que ter sentimento ao selar os lábios com outra pessoa, Aqui nesse país decadente o beijo virou um hoby, beijam a primeira pessoa que passa pela frente.

    Os dorama Coreano parece bem interesante, só não assisto porque eu não sou lá fã desse país, sou apaixonada pelo japão e gosto das coisas que vem de lá ( pra te noção to querendo apprender a falar Japonês!)


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito legal esse lance dos Japoneses leveram o beijo como algo importante, é uma pena que esse valor aqui no Brasil já tenha se acabado e está se deteriorando cada vez mais. Tem as exceções, mas são muito poucas.
      No começo eu só gostava dos doramas japoenses tbm Uyara , recomendo voce assistir pelo menos 1 coreano pra ver se vc gostar. tenta ver a versão coreana do itazura na kiss, ele se chama : Playful kiss
      tem uma resenha aqui no blog caso queira se aprofundar na história, Super recomendo! Voce vai gostar ;)

      Excluir
  23. Eu acho muito romântico e gosto dessa maneira q eles demonstram respeito! Pelo menos não deve ter tanta vulgaridade na tv deles como têm na nossa hoje em dia.

    ResponderExcluir
  24. Pelo que eu entendi eles não gostam de ficar exibindo isso em público de forma descarada. Mas de forma mais sutil e tímida.. . É isso ? !
    E dentro de casa quando NÃO estam em público eles se beijando normalmente só que sem exibir em público? .. . Ps: Eu já assisti várias animes . E neles os casais sempre demonstravam muito afeto um com outro mesmo com pouco contato.Mas quando estavam a sós em casa se beijavam de uma forma bela e romântica. Eu sempre amei isso ... É assim mesmo q acontece?? . . Agradeço muito se me responderem ,🙂

    ResponderExcluir

Quer comentar algo? Fique a vontade! Lembre-se que seu comentário é o motor do blog =D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...