quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

33

Preconceito com Doramas e Músicas Ásiaticas?

   Quantos amigos REAIS você tem que curtem novelas ásiaticas, ou escutam músicas do estilo sejam elas japonês,chinês ou coreano?Um?Dois?Vários?Poucos?Nenhum?
   Até hoje não vi ninguém(Real) além de mim que goste de Kdramas,Jdramas,Tdramas...Mas um dia, eu pensei: O que as pessoas achariam se eu mostrasse a elas essas novelas?
   Em casa, não tem jeito, como assisto sempre, todos mundo já sabe que vejo doramas.Então toda vez que estou assistindo, é praticamente normal para todos aqui.Porém um dia, chegou um forasteiro em casa (Digo forasteiro pois não mora comigo) E me viu vendo os dramas, e fez uma cara do tipo "Isso presta?"
   Há algum tempo, fiz um post sobre Filme Ásiaticos e Americanos(Confira o post AQUI), mostrando as diferenças,e como as pessoas veem cada um. Contudo resolvi agora fazer sobre os doramas e Músicas Ásiaticas.
   Já ouvi até um comentários comparando as novelas ásiaticas com as novelas mexicanas do Sbt, onde os atores são péssimos,o movimento da camêra não presta,as histórias são clichês e bobas, e só porque possuem olhos puxados,podem ser consederados rídiculos(Principalmente no caso dos Japoneses,que de fato, sempre aparece algum videos deles no youtube super estranhos).
   O que aconteceria se apresentassem o Jdrama Hanazakari Kimitachi para um novela maniaco por novelas das 8 na globo? Seria um choque total.FATO.

   Muita gente tem preconceito pois acha que as novelas são como as brasileiras (Confira o post das diferenças aqui),mas vejo que o maior motivo (Ao menos pelo que observei) é a língua(O fato delas não serem americanas)
   Posso estar errada,como também existem excessões,claro.Mas se você apresentar algum drama ásiatico para um VICIADO em séries americanas(Em geral,não apenas me referindo aos EUA),o resultado pode não ser tão legal.
   Tiro isso baseado em algumas pessoas que eu conheço. Mas existem excessões, sou uma delas, adoro sérias americanas,mas nem por isso deixo de assistir os dramas.

E as músicas? O que tem haver com isso?
   Como todo fã de músicas ásiaticas,já devem estar que vários artistas japoneses já vinheram ao Brasil,como alguns do gênero Kpop estão vindo(Há pouco tempo)também e assim abrindo novas portas para o gênero.Mas isso ainda continua muito vago, muita gente conhece o estilo, como muita gente também não conhece.
   Tenho certeza que muita gente escuta apenas músicas brasileiras e inglesas, e algumas vezes espanhol. Mas quando pensa ou ouve que alguem curte músicas ásiaticas,ja fica com cara de nojo. É VERDADE OU NÃO É? E tenho ainda mais certeza que nunca chegaram ouvir alguma música do idioma ásiatico toda, É VERDADE OU NÃO É?
    Começei a escutar músicas desse idioma por causa dos animes,a primeira vista não achei estranho (Já que eu já via alguns episodios de animes legendado, então escutar uma música japonesa por exemplo,não chocou tanto)
   Tanto como gosto de escutar uma música inglesa,curto também escutar um Kpop(Como o nome já diz,pop coreano) E minha primeira banda que adorei foi SS501(Foi paixão a primeira escutada)
   Uma coisa que admiro muito no Kpop são as coreografias...FALA SÉRIO, UMA MELHOR QUE A OUTRA! Você pode não gostar tanto da música, mas as danças chamam muita atenção.
    Muitas pessoas ouvem as músicas(Em geral) pelo idioma, e claro, já que o inglês é a língua mais falada, naturalmente muitos vão recorrer a ela.Mas por que não dar uma escutada em um música Japonesa ou coreana? Tentar ouvir a melodia,o som,as batidas, e não apenas o idioma. Afinal, quem gosta de algumas músicas eletronica que não tem letra, curtem a batida certo?(Bem...quem não curti música eletrônica já outra história hehehe)
   Há um tempo, achava que apenas eu curtia músicas ásiaticas(Falo no contexto de convivência,colegas,amigos,conhecidos,conhecidos de "Oi").Mas percebo que muita gente já está se integrando a esse novo mundo, o que é ótimo, pois abrirá novos horizontes,e quem sabe aquele pequeno preconceito que muitos dizem que não tem,porém não escutam nem sequer uma vez esses estilos músicais, irá aos poucos desaparecer. E quem sabe um dia, se tornar tão comum como escutar Bruno Mars.

33 comentários :

  1. Eu tenho duas amigas reais que assistem e discutem comigo sobre dramas coreanos e uma é louca pelo estilo musical. É muito bom conversarmos a respeito. huaheuaehu
    E realmente acho que existe certo preconceito do pessoal... Mas preconceito infundado, porque não viram ou ouviram o suficiente...

    Tbm adora as coreografias!São boas demais, dá até vontade de dançar. rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Conheço uma amiga minha ^^ ela gosta dessas coisas! o/

    ResponderExcluir
  3. NOssa você colocou todas as minhas palavras na sua postagem .. Realmente muito bom !! Eu conheci o mundo asiático ( entenda-se doramas e filmes ) sozinha procurando na internet ... Nossa quando vi meu primeiro dorama achei tão bom que quiz compartilhar com minhas amigas .... Eis ai que venho parar na sua postagem .. elas fizeram aquela cara de Hãaaa que isso??? O que é dorama??? Meu primo me perturba fazendo gracinha com os doramas , mas já ameacei ele tu vai ver um dorama inteiro e vai adorar tu vai ver!!!!


    Acredito que o preconceito se dê pelo fato das pessoas não conhecerem e também não abrirem nenhum pouco a porta para conhecer ... Eu gosto das várias culturas, mas sempre fui uma louca pelo mundo asiático , então ajudou ... Mas acredito que a gente deva fazer isso mesmo continuar falando sobre esse mundo maravilhoso ..

    Só para compartilhar contigo rsrs eu também não conheço ninguém (pessoalmente)que goste de doramas , só virtualmente . Tirando minha família rsrrsrs ..


    Adorei a postagem !

    ResponderExcluir
  4. Você soube falar muitooo bem, adorei o post.
    Suas palavras são as mesmas que as minhas, as pessoas são muitooo preconceituosa com os povos asíaticos, assim esnobando tudo que vem de lá.Fico indignada com isso, pois amoooo dorama, música e tudo que eles fazem.

    ResponderExcluir
  5. As amigas e amigos que conheço que gostam de musica asiática(principalmente coreana) eu que mostrei a eles.Pra mim no começo era estranha o mundo asiatico principalmete por que tinha medo de animes hahahaha agora amoo.
    Os olhoes me assustavam mas com o tempo descobri oq era tudo aquilo e percebi que até ja visto alguns animes.Sobre dramas eu nao fazia ideia que algo como eu sempre queria poderia existir nesse mundo.Novelas romanticas,deuses gregos(ops,asiaticos)e musicas cheias de dança(amoo)e viciantes.

    SS501 simplesmente perfeito.

    Kim Hyun Joong S2

    ResponderExcluir
  6. Penso total como vc, e novamente assim como vc, tenho quase certeza absoluta que apenas eu, nessa pequena cidade mais argentina do que brasileira, curto dramas, musicas e afins asiaticos. Esse é bom da internet embora não converse com pessosas que gostem disso, pelo menos me sinto sem ser a unica ^^. Até tento mostrar pra alguns amigos mas poucos tem pc ai fica ainda mais dificil. kimbap girl

    ResponderExcluir
  7. Na minha antiga escola, só eu gostava de animes, mangas e afins... Mudei de escola a 2 anos. Na minha atual escola, é incrível como tem Otaku o.O Tipo, fiquei de queixo caído ao perceber que tinha mais 2 pessoas q adoravam (*de ir em evento mesmo) e várias outras conheciam. Tinha até uma menina q nasceu no Japão xD Hoje somos todos amigos \o/
    A cultura coreana foi eu que apresentei a eles :B
    Mas até hoje, eu não encontrei alguém que gostassem taanto de dramas como eu D= (*Ok, eu sou um pouco viciada em dramas u.ú *um pouco?? XD*)
    Realmente, o preconceito é forte. Se eles só parassem de reclamar que todo asiático é igual e prestassem atenção no que está acontecendo iam ver que não é tão chato né?

    ResponderExcluir
  8. Começei muitas amizades no colegio por causa de K-PopK-Drama...

    ResponderExcluir
  9. Eu sempre tive mente aberta, sempre gostei de filmes, independente se for asiática ou não, pode ser russo, eslovaco, da índia, até de marte. Adoro aprender sobre qqer tipo de cultura seja de onde for, mas sempre tive uma queda maior pela cultura asiática. Sempre gostei de animes e aí foi um pulo, p/ doramas e músicas. Mas minhas paixões ultimamente tem sido, tudo a respeito da Coréia, principalmente doramas e k-pop. Não tenho amigos que gostem, só minha mãe que me acompanha...rs. Mas tenho que dizer que os doramas, são muito melhores que as novelas brasileiras, não só na questão da história, mas tudo e principalmente efeitos especiais, que acho pelo menos as coreanas, são melhores que as brasileiras. As músicas são viciantes, as coreografias é que me chama mais a atencão, super sincronizadas, as roupas coloridas ou não são sempre lindas, as letras que não precisam apelar, principalmente colocando sexo no meio de cada frase, quer dizer, é tudo isso e mais um pouco que me atrai muito na cultura asiática. E preconceito sempre irá existir, respeito quem não gosta, só acho errado, as pessoas não gostarem ou falarem mal, sem ao menos ter assistido um filme, dorama ou ter escutado alguma música. Coisas boas e de qualidade são apreciados pela minoria que tem bom gosto.

    ResponderExcluir
  10. Conheci doramas,através de um cliente chines onde trabalhava(locadora de filmes), depois comecei a conversar com outros clientes asiáticos que gostavam, mas minha familia que gosta de novela mexicana acha um absurdo.Ultimamente só ouço k-pop e estou adorando.

    ResponderExcluir
  11. Adoro seus posts!

    Eu nunca tive precoceito pq desde criança gostava de anime. Mas tinha um pouco de receio de assumir q sou viciada em dramas...

    Um dia na faculdade me entreguei e começei a oferecer episodios para minhas amigas assistirem e não deu outra... já tenho quatro amigas viciadas em doramas!!!!rsrs

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá!! Nossa, eu passei boa parte da minha vida vendo meus doramas sozinha, enquanto as pessoas chegavam e falavam: "que lixo" e riam da minha cara. Só depois de eu mudar de cidade e vir pra outra escola, descobri que havia outras pessoas que gostavam tanto quanto eu. Hoje são meus melhores amigos ~~<3
    BJS!!

    ResponderExcluir
  13. é verdade, quando sabem que
    gostamos de musicas asiaticas
    nos tratam como ets....
    mas nem me importo mais com isso....

    Há e queria fazer parceria com vcs !!!

    o bottom de vcs já se encontram lá no meu blog !!!

    Nome: Flávia
    URL: http://flokisflaide.wordpress.com/
    BANNER:http://img207.imageshack.us/img207/8084/bannerjxv.jpg

    QUALQUER COISA ME DEIXEM UM EMAIL: flaviafgmesquita@gmail.com
    para eu saber que aceitaram !!!

    Bjos seus lindos e
    obrigado

    ResponderExcluir
  14. Brigada
    por ter aceitado !!!
    Bjosss
    :)

    ResponderExcluir
  15. Brigada linda *--* seu blog tbm é muito fofo (:

    ResponderExcluir
  16. minha mãe criticava porqueficava o domingo todo no quarto vendo dorama, um dia mostrei para ela um litro de lagrimas e ela adorou ,dai fui mostrando outros ate que ela vicio e não passa um dia sem ver dorama ,e ouve as osts dos doramas o dia todo e k-pop tambem,dias atras ela me dice se não fosse as musicas k-pop ela teria aquentado quando a mãe dela moreu.

    ResponderExcluir
  17. concordo plenamente com vc conheco poquissimas pessoas que gostem de doramas ou musicas asiaticas acho que tenho so uma amiga que compartilha esse mesmo gosto que eu!!! na minha casa é a mesma coisa todo mundo ja se acostumou e sabe que sou viciada em doramas :) ainda n escutei muitas bandas coreanas mas como assisto muitos doramas acabo baixando algumas musicas!!!! eu tb realmente n entendo o pq desse preconceito eles tb sao gente e as vezes na maioria das vezer os doramas sao bem melhore que a novela das 8 !!!!

    ResponderExcluir
  18. Na verdade conheço um monte de gente que curte o mundo asiatico, sempre gostei de séries americanas, mais depois que passei á assistir dramas asiaticos,tudo mudou.
    á música asiatica é melhor, os dramas são inteligentes e limpos, sem toda aquela abordagem sexual que as séries americanas tem, por outro lado as novelas da globo,isso sim é lixo.
    Se os jovens no brasil vissem mais videos de artistas coreanos,dramas como protect the boss e outros, seriam bem mais educados e civilizados.
    Na Europa o kpop e os kdramas são bastantes populares, entre as classes ricas e médias, assim como nos estados unidos, pois os filhinhos de papai de lá já estão cansados do pop sujo, tipo lady gaga, e daqueles idiotas da disney.
    Sendo garota eu gosto de ouvir músicas divertidas e ver videos em que as cantoras se vistam com roupas super bonitas, para que eu possa me imaginar sendo uma delas. nós videos de cantoras pop americanas, elas ficam nuas ou semi nuas é um nojo,sem falar nos cantores de hip hop que denigrem a imagem da mulher nós videos e nas letras das músicas. o bieber é o pior,não canta nada, é um pivete feio e atrofiado.
    conheço praticamente todas as bandas de kpop e amo todas elas, também gosto de bandas ocidentais como: scorpions que são da Alemanha,the corrs da Irlanda, u2 de Dublin,westlife, entre outos.
    Os americanos só tem o Michael jackson, o bon jovi,aerosmith,Guns n roses, só os antigos é que valem apena escutar, esses novos depois de britney, christina aguilera e justin timberlake são todos descartáveis, fazem uma ou duas músicas boas, mais que não compensam as ruins, até á Britney e á aguilera já não fazem mais nenhum bom cd ou video.
    Enquanto os coreanos são super consistentes em suas músicas, os videos são bem elaborados, cheio de cor e vida, dá gosto ver os figurinos caprichados, as coreográfias,os garotos lindos e estilosos, todos cheios de charme e compostura, as garotas bem maquiadas, com roupas incrivéis e cabelos super legais, é tudo de bom, surto sempre que vejo um clipe novo deles, eu me sinto dentro de toda aquela diversão e estilo de vida.
    Amo animes e pra mim é como se os koreanos fossem aqueles lindos garotos e garotas dos animes. também curto jpop.
    Jaejoong na korea e yamashita tomohisa no japão, são super gatos,e eu sou muito grata em poder admirar a beleza
    deles.
    há, vc tem um blog maravilhoso um dos melhores do gênero, obrigada por ter bom gosto.
    kpop é para os VIP! um beijo!

    ResponderExcluir
  19. Por aqui, sou só eu, tenho que viver na clandestinidade, ouvindo k-pop pelo fone de ouvido e assistindo dramas e animes na calada da noite, eheheh, só na internet mesmo para compartilhar minhas emoções.

    ResponderExcluir
  20. muito bom,que tenhas falado sobre este assunto,é mesmo real,mas o mal da maioria da população é que não gostam de nada para alem do americano,nem se quer dão a oportunidade a mais nada,não gostam porque nem sequer conhecem,pois eu realmente aqui em Portugal só conheco o meu irmão,que gosta de animes e das musicas,agora algeum como eu que goste de novelas asiaticas,que goste das musicas e que goste de animes,não,não mesmo só me conheco a mim,fiz uns amigos atravez dos blogs e facebook,mas estão dos no Brasil,acredito que aqui o preconceito seja bem maior,eu sou daquelas pessoas que só digo que não gosto quando vejo,assim sei que não gosto mesmo,é triste nos dias que correm existir preconceitos parvos,sinceramente não consigo perceber o que vai na mente das pessoas preconceitosas,deixa me demasiado triste quando uma população não evolui

    ResponderExcluir
  21. Nossa, minha primeira banda coreana também foi a ss501 e eu amo eles de paixão... (Principalmente o Jung Min, kk')
    Eu fiquei simplesmente louca quando escutei Love Like This... fiquei escutando essa música por 5h seguidas, kkkkkkkkkk
    Adoro eles e as músicas são perfeitas...
    Qual foi a primeira música que você escutou deles?



    Bom, eu tento fazer minhas amigas escutarem e assistirem doramas mas é complicado... uma delas até gosta das músicas e quando eu falo de um dorama novo que eu assisti ou de alguma cena que me chamou a atenção ela fala:
    -Aii, que lindo!!
    Eu até mostro algumas cenas pra ela quando ela vem aqui em casa... XD

    Sempre quando falo que gosto de k-pop, j-pop e coisas assim ficam me enchendo ou perguntando "O que é isso?"... Aigoo ¬¬'


    Bom, é isso... Beijinhos XD
    Thayy-chan

    ResponderExcluir
  22. A primeira de todas foi Love Ya, FIQUEI TOTALMENTE VICIADA por meses ! Depois fui conhecendo as outras músicas e adorei cada integrante!
    Eu nem tento insistir as minhas amigas pra verem...Anime eu ainda insisto,mas doramas elas ainda tem muito preconceito pq acham meio "tosco" n não gostam das vozes --', oq é uma questão de custume..

    Bjaaoo Thay!

    ResponderExcluir
  23. Acredita que não é só no Brasil que existe esse tipo de preconceito em Portugal,sinto que o ser humano é demasiado cruel,sinceramente não consigo perceber o porquê de existir tanto racismo com o povo asiático,se um dia tentassem compreender que ser se um ser humano é olhar para além da cor de pele ou nacionalidade as pessoas seriam bem mais felizes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o engraçado Carmen que atualmente os asiáticos(Claro, com suas exceções como a coreia do Norte), eles respeitam a nossa cultura, obvio que inicialmente tem aquele choque cultural inicial,mas respeitam. Aqui no Brasil tbm tem as exceções e tem pessoas que respeitam,mas em sua maioria descrimina tudo os que os asiáticos fazem, e realmente não entendo! Se desse uma chance..

      Excluir
    2. sabes que por vezes acredito que sente ciumes pois eles quando fazem alguma coisa tendem em fazer bem,não sabem o que é desistir,tenho muita pena também que o ser humano não se consiga respeitar

      Excluir
  24. amo tudo que for asiático,amo todos os doramas sou fã das músicas, da cultura,dos atores e muito mais 100% doramas

    ResponderExcluir
  25. Olá!! Primeira vez no seu blog q por coincidência achei pq tava procurando musicas asiáticas para ouvir rsrsrs. Sou louca por doramas. na verdade sou louca por tudo relacionado aos asiáticos. A cultura em se mim fascina.
    Na verdade eu acho q esse preconceito todo é pq as pessoas estão acostumado com seu mundinho de filmes americanos q na minha opinião são muito mais bobo e clichê ( se mim permite falar) do q os asiáticos. E isso ñ acontece so cm os asiáticos ñ, talvez seja mais frequente do q cm outros.
    Outro dia indiquei um filme francês pra minha irmã e ela fez a msm coisa em relação aos asiáticos rsrsrsrs. Não entendo essa dificuldade em relação ao idioma, é diferença como qualquer outra linguá. Vai entender né?
    Não tenho muito cm quem falar sobre isso, tenho uma amigas q gosta, mas mora em outra cidade e nossa agenda ñ bate rsrsrsrsr e foi através dela que conheci esse mundo de mangás, animes e dramas, até então era só por causa dos lugares q sempre mim encantaram, religião e a forma como a cultura tradicional é passado de geração por geração sem perder a essência. A musica foi através dos dramas, apaixonei pela musica asiática, escuto um pouco de tudo J-pop, K-pop, TW-pop... as letras de algumas são de matar rsrsrs, ñ conheço muitas pq estou nesse mundo a pouco tempo, mas estou aperta a indicações rsrsrs. Como disse o anonimo ai acima também tenho que viver na clandestinidade com fones de ouvido e assistir quando ñ tem ninguém em casa, mas sou feliz assim msm afinal isso prova q ñ sou igual a todo mundo e q tenho meu próprio gosto.
    Amoooooo muito dramas e musicas asiáticas *--*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo Nanda! Concordo com vc. Tipo, conheço pessoas que nem dão chance pra qualquer outro filme de outros países, mais o preconceito maior é com os asiaticos pq veem neles algo "brega"(E realmente em alguns produções soa brega) o problema é que essas pessoas genelarizam tudo. Há muitas produções boas asiaticas, e as músicas pra mim são as melhores coisas! Não tem comparação um clip de kpop com algum clip de pop brasileiro como Wanessa Camargo(Nada contra ela,mas...)
      Gosto é gosto e eu entendo,mas o que não dá pra entender são as pessoas que nem se quer dão chance pra as produções asiáticas. Aqueles q já assistiram e escutaram algo da ásia e não gostam, até entendo.Mas aqueles q nem sequer tentam ver...Aí é outra história.

      Não sabem oq tão perdendo *----*

      Excluir
  26. Eu nunca me perdi num deserto sem água mas imagino que a sensação de estar no Saara ou Atacama e de repente encontrar um oasis deve ser semelhante ao que eu estou sentindo agora por ter encontrado seu blog. Aqui onde moro não tem japones, chinês e muito menos coreanos de modo que as pessoas à minha volta acham tudo que é de lá muito louco, esquisito ou ridiculo. Não sabem o que é K-pop nem Dorama. Eu simplesmente habito um planeta onde eu sou a única moradora, isolada, alone, no comunication
    É muito deprimente ouvir uma música linda e não ter com quem compartilhar, assistir um Dorama e não poder falar sobre ele. Um dia destes eu quis mostrar um vídeo pro meu filho e eu nem havia aberto o vídeo ainda quando ele me disse: "porque vc fica me alugando com isto, eu não gosto destas músicas, pra mim parecem tudo a mesma coisa, tudo igual, com cara de mulher ". Nossa, me senti tão magoada lá no fundinho, rejeitada mesmo. Quando são as bandas Metal Melodic que ele curte ele pode me alugar pra ficar a tarde toda ouvindo com ele e eu fico numa boa porque me interessa o universo dele. Eu já mostrei vídeos para todo mundo que vem aki em ksa e muita gente acha legal mas não dá uma segunda olhada. Não acho que é preconceito puro e simples, acho que é preguiça mental de tentar entender uma nova expressão estética que eles não conhecem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, eu me sentia da mesma forma. Tudo começou a melhorar quando eu fiz o blog, pois eu comecei a falar com os próprios leitores, e a cerca de 1 ano conheci uma menina que tbm gosta de doramas, e agora posso falar pessoalmente com alguém. Mas lembro da época que me sentia do meso jeito, assistia algum video e queria compartilhar com alguem,mas olhava em minha volta e não tinha ninguem q gostasse. Minhas amigas não curtem e tbm nem sequer dão uma chance.
      Tudo bem não gostar sabe, respeito o gosto de todos. Mas seria legal se ao menos tentassem entender como é o universo do mundo asiático.

      Excluir
  27. Este site é uma grande bostaaa, isto sim... um lixoooo!

    ResponderExcluir
  28. Tenho 2 amigas q gostam de doramas :3 mas n estudam cmg ;-; qnd cheguei na nova escola n tinha NINGUEM que gostasse ou conhecesse cultura asiatica, qnd eu mostrava as musicas as pessoas praticamente saiam correndo. E a maior parte pela lingua. Lembro q qnd ouvi musicas em japones pela primeira vez foi meio q paixão a primeira vista.

    ResponderExcluir

Quer comentar algo? Fique a vontade! Lembre-se que seu comentário é o motor do blog =D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...