sexta-feira, 27 de abril de 2012

3

Bullying / Ijime

   Hoje tratarei do Bullying,mas focando apenas no Japão.

   Há um tempo eu estava presta a fazer um trabalho escolar sobre esse tema, e na busca pelo google, encontrei por acaso um Jdrama que fala exatamente sobre o tema.
   O nome do Jdrama é Life,onde até já fiz um post sobre ele (Confira ele clicando aqui), até aconselho a assistirem,não só por se tratar de um tema diferente dos doramas comuns,mas a história em si é muito boa!
   Aqui no Brasil, o bullying é como uma mulher viciada em sapatos, se encontra em todo canto. Para iniciarmos a questão lá no JAPÃO, irei fazer um breve resumo sobre O QUE É o BULLYING.


   Bullying: É o  nome que se dá as diversas formas de agressão verbal,físico e psicológico. Onde um grupo de alunos maltrata um outro grupinho ou até mesmo uma só pessoa considerada "inferior" quando comparada aos "superiores"
   Muitos devem pensar "De novo esse assunto"! Mas claramente é um caso sério,que depende muito das informações dadas para cada pessoa.
   Esse post como já havia falado acima,irei tratar exclusivamente no Japão, que apesar de ser do outro lado do mundo, o Bullying é praticado da mesma forma, onde lá a palavra BULLYING é dita como  IJIME.
 
    No outro lado do mundo não é diferente daqui, os jovens são intimidados e maltratados, enquantos uns saem do colégio ,outros até chegarem no ponto de se suicidarem por não aguentarem tal pressão.

   O Japão é muito preocupado com esse tipo de intimidação. Os alunos em geral tem vergonha em dizer que estão sofrebendo Ijime,por isso o governo fez um tipo de "Cartão da denuncia", onde os alunos podem ligar para alguns números indicados no cartão, que no outro lado da linha,terão profissonais sobre o caso, que ajudaram os alunos.
   O maior problema no Japão, é que os jovens tem vergonha de dizer o caso,mesmo com os cartões de denuncia, e quando saem dos colégios, declaram que são problemas particulares,porém não dizem o real motivo que estão passando dentro das escolas.

   Ijime contra os estrangeiros

   Sim, é o que mais tem. Como os orientais são TOTALMENTE diferentes fisicamente dos OCIDENTAIS,é natural que a pratica do bullying nesse sentido seja grande,onde se tiver apenas 1 estrangeiro em uma sala repleto de Japoneses, as chances desse aluno sofrer algum tipo de intimidação,ou até mesmo "fofoca" é maior.
   Por isso é aconselhavel a esses estrangeiros a estudarem em colégio que JA TENHAM pessoas de outras culturas.
Ijime no Japão


   Vale lembrar que há um tempo atrás, a princesa Aiko, uma criança, estava sofrente bullying no seu local de estudos, onde todo o Japão ficou paralisado com a situação, e o governo se mexeu ainda mais sobre esses casos.Mas o caso particular de Aiko foi resolvido, onde ela voltou normalmente para o colégio.

3 comentários :

  1. Itazura, saudade dos seus posts *--*
    Como sempre trazendo coisas interessantes, adorei o post ... Bullying agora parece que virou moda, quando eu era criança não tinhas essas coisas, me chamavam de baleia mais era tudo levado na brincadeira G.G UAHSUAS otimo post como eu disse.

    ResponderExcluir
  2. Tbm tava com saudades de postar, aquelas provas me deixaram com os nervos a flor da pele ><
    Realmente, virou moda, se bem que acho legal essa "evolução" mundial sobre esse assunto que de uma forma ou de outra é um assunto bem delicado.Mas que não deve ser ignorado. Pelo menos dos tempos pra trás pra cá as pessoas estão tendo a mente mais aberta, o que é bom ! Demora e são poucas as pessoas,mas tá indo ...

    Obriigadaa Luuu ! ^^

    ResponderExcluir
  3. Oie tenho um selinho no Blog para vc.

    É só uma observação, já deixei outros selinhos no meu blog para vc, mas acho que nunca viu.

    girlfatemusic.blogspot.com

    ResponderExcluir

Quer comentar algo? Fique a vontade! Lembre-se que seu comentário é o motor do blog =D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...