segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

7

Como é o Ano Novo no Japão,China e Coreia?

   Que venha 2013 galera ! Feliz Ano novo para todos vocês! Novo ano onde uma nova vida e aventuras lhes aguardam! Fiz umas pequenas mudanças em mim que estarei adaptando para o ano de 2013, pois é como dizem, não é o ano que tem que ser diferente, é você! Que todos os sonhos e objetivos de vocês se realizem, se esforcem e lutem para conseguir aquilo que vocês acham que merecem !
Adeus 2012...E que venha 2013 !!
   E para entrar no mesmo clima do post que fiz para o natal (Confira o post clicando aqui), hoje além de desejar feliz 2013 a todos, venho trazendo também um pouco do Ano Novo em alguns lugares do oriente! E claro, quem aí nunca ouviu falar do "Ano novo Chinês"?

   No Japão as celebrações começam logo no começo de Dezembro, e lá há alguns costumes para comemorar a passagem para o novo ano. 
   Os japoneses descansam do dia 1º ao 5º dia. Eles fazem meio que um "ritual da   limpeza" chamado de oosoji, com o objetivo de renovação espiritual então nada mais justo que fazer aquela bela limpeza na casa não é mesmo? Eu até já fiz a minha limpando meu quarto, porém não dou 1 mês pra retornar a a bagunça, mas enfim...
   Na véspera do Ano Novo, eles seguem para o templo assistir a uma certa cerimonia denominado Joya No Kane(Parece nome de anime), onde lá eles tocam o sino 108 vezes, para ouvir as badaladas, onde esse número representa os pecados ou desejos humanos, sendo o toque com o objetivo centra de afastar esses pecados e desejo do homem, para assim começar um ano totalmente puro.
   As famílias se juntam para as refeições, entre os pratos estão o macarrão certo para a data, o chamado toshikoshi-sobá, onde esse macarrão representa a longevidade  então tá avisado, nada de comer miojo achando que vai viver até os 150 anos ok? O macarrão certo é o toshikoshi-sobá.
   E uma curiosidade que achei super interessante onde bem que o Brasil podia ter adotado isso quando eu era criança! É a tradição do Otoshidama, eles dão presente EM DINHEIRO as crianças, onde o valor varia entre mil a 10 mil ienes, dependendo do parentesco ou aproximação com a tal criança. O dinheiro é dado em envelopes, e costumam ser bem enfeitados e coloridos.
   No primeiro dia do ano, os japoneses acordam bem cedo e vão a templos budistas com o objetivo de rezar e pedir saúde e felicidade.
  Os jovens vestem seus kimonos e passeiam com seus parentes, amigos ou namorados.
   Na China , eles não comemoram na virada do ano assim como nós brasileiros, eles dependem do calendário lunar, se a "virada" deles forem no 3º dia do anos, eles comemoram no 3º dia do ano, é mais ou menos assim.
   Lá eles também limpam a casa, cortam seus cabelos, fecham a conta, preparam as roupas.
     A cor vermelha é a cor predominante na China, por representar o "yang" e ser vibrante. As mulheres procuram usar vestido nessa cor para assegurar-lhe um bom ano e sorte, e com isso eu só espero torcer para que a roupa que eu use no ano novo também dê sorte mesmo não sendo vermelho!
   Durante a comemoração, lanternas vermelhas são acesas e penduradas diante da porta principal, e só serão retiradas após os 15 dias do Ano Novo. Fogos de artifício são estourados para espantar os maus espíritos. 
   No primeiro dia do ano é muito comum as crianças e os solteiros da casa ganharem um envelope vermelho contendo dinheiro. Este envelope é distribuído pela matriarca da casa (avó ou bisavó) com propósitos auspiciosos. 
   Outro costume dos chineses,é colocar desejos escritos com tinta preta em tiras de papel vermelho na porta de entrada. O preto representa a água e a sabedoria e o vermelho, o fogo e o sucesso. Segundo o dito popular, quando um pingo de água cai sobre o fogo, acontece uma ebulição; e é por ebulição que todas as coisas acontecem. Os desejos devem ser escritos por criativos e competentes calígrafos, de forma poética e metafórica para poder trazer sorte e realização.
   Na Coréia eles comemoram dois anos novos, que seria um baseado no calendário tradicional como o nosso. O outro, conhecido como SEOL LAL, baseado no calendário chinês, também conhecido como calendário lunar como já disse acima.

    
   No SEOL LAL, tradicionalmente os coreanos viajam para a terra de seus ancestrais e realizam cerimônias e orações aos seus antepassados. 


   Para isso os coreanos vão as compras preparando-se para a cerimônia, ao qual é uma ocasião especial onde toda a família estará reunida. Normalmente vão para a casa da família do marido, e após o SEOL LAL, vão para a casa da família da esposa, para retribuir de forma igual.

    Usar roupas tradicionais da cultura coreana é um costume, e a alimentação do primeiro dia do ano é especial, e tem um significado simbólico inserido. 

   É uma época que o país pára, o comércio fecha e as cidades ficam vazias, com maiores concentrações em templos, parques, cinemas etc. É o principal feriado do país, onde aqui o principal é o Carnaval.

   No entanto, apesar de ser hábito aqui no Brasil ver fogos de artifício no ano novo, como por exemplo os clássicos fogos do Rio de Janeiro, na Coréia e no Japão isso não é hábito.

   É isso gente! Queria dar uma geral nesse tipo de cultura que adoro saber e comparar com o nosso, afinal, é sempre bom abrir novos horizontes não é mesmo? Principalmente quando se trata do outro lado do mundo, onde é um mundo totalmente diferente do nosso!

   E mais uma vez, desejo a todos um Feliz Ano Novo 2013, repleto de luz, saúde, aventura, e dinheiro por quê está todo mundo liso!
   Bjão a todos e nos vemos no próximo post !


7 comentários :

  1. Sempre arrasando nos posts, Sandi. Adorei o post sobre o Natal no oriente, e agora um sobre Ano Novo :::::::::: <3
    Beijos e Feliz Ano Novo! ;)

    ResponderExcluir
  2. Vc é realmente muito dedicada ao blog,amei esse post.super inteligente.

    ResponderExcluir
  3. Vc sabe se tem alguma loja online que venda os dramas coreanos? Fico sonhando acordada com o box de playful kiss, you are beautiful e muitos outros.

    ResponderExcluir
  4. Obriigadaa gente! =) Espero que a virada do ano novo de vocês tenham sido magnifico! O meu foi ótimo *----*

    Liv - Eitaa, eu conheço uma mas é de blusas e cds coreanos, talvez tenha os box,mas é dificil...Tipo, encontrar legendado em português sabe? Se eu encontrar o link do site que eu tô pensando eu escrevo aki nesse post!Mas se vc for procurar legendado em português original, nao encontra =/

    ResponderExcluir
  5. É bem interressante,mas não é exatamente o q eu estava preocurando.Mas mesmo assim me interessou bastante e eu gostei. Parabens...

    ResponderExcluir
  6. É maravilhoso o ano novo lá! cheio de decorações fantásticas! tenho orgunho de ser descendente de um povo tão puro.

    ResponderExcluir

Quer comentar algo? Fique a vontade! Lembre-se que seu comentário é o motor do blog =D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...