quinta-feira, 28 de novembro de 2013

15

Japoneses "moram" nas escolas?

Como são as horas aulas dos colégios do Japão? O que eles fazem? O que eles aprendem?

Se você reclama tanto da carga horária das escolas brasileiras, está na hora de repensar.

   Oláaa gente! Tive essa curiosidade desde sempre sobre o ensino em geral do Japão, e me animei bastante sobre isso, fiz alguns tópicos em relação a esse tema da educação lá, e pretendo fazer mais. Entretanto pra não ficar muito longo, sempre divido os tópicos. Quem quiser conferir outros tópicos sobre o mesmo tema abordando outra coisa, pode conferir logo abaixo:


   Mas sim, quando assistimos anime ou quando vejo um dorama, fico me imaginando se eu estivesse estudando como uma japonesa se a minha carga seria tão grande a ponto de suportar. 

   Os alunos praticamente moram dentro do colégio, se nós brasileiros reclamamos que passamos 5 horas dentro de uma sala de aula...Imagine os japoneses! 
   Mas ta aí, o Japão me surpreende mais uma vez, pois queria estudar lá, acho aventureiro haha'

Bem, é isso que vou retratar nesse post!  
  Falarei apenas das coisas que achei interessante mostrar a vocês(Então talvez eu esqueça de falar sobre alguma coisa). Afinal...Todo mundo fala que o ensino do Japão é puxado,mas ninguém consegue explicar o por quê, não é mesmo? Vamos lá !

OBS: Antes de fazer o tópico, logicamente dei uma pesquisada sobre o assunto, então falei apenas do que entendi. Se você já morou ou estudou no Japão e viu alguma coisa faltando ou confuso. Sinta-se a vontade pra falar. 

Tempo de hora aula
    Quem aí nunca reparou em animes e doramas que os japoneses passam a maior tempo na escola do quê em casa ? É bem fácil notar isso quando assistindo algum anime ou dorama que temos como tema colegial. Eles vão de manhã, vão a tarde, ficam tendo aulas extras...Mas como isso é dividido realmente?
   Nós brasileiros ficamos apenas 1 horário do dia nos colégios que é de manhã ou a tarde, claro que tem escolas que colocam os 2 turnos,mas não é o normal daqui. Ficamos todo o tempo no colégio em um certo horário apenas estudando, com intervalos curtos.

   No Japão eles passam beeeem mais tempo que nós, entretanto ele não ficam doidos estudando em todos os horários. A questão é que eles possuem horas em atividades que também fazem parte das matérias, mas se fossem aqui no Brasil, não seria considerado aula. 
   Por exemplo, eles tem uma matéria que é a caligrafia , chamada de Sousha.Lá eles aprendem as técnicas de Shodou, que é a caligrafia tradicional japonesa. Os alunos têm também o chamados " Estudos Gerais", onde eles estudam o que quiserem com um tema livre.
   Tantos em animes e doramas, vemos os alunos participarem direto de eventos proporcionados pelo próprio colégio, onde como eles passam muito tempo dentro da instituição, as horas de aula acabam virando horário de ensaio.
   Temos também as Gincanas Esportivas (Undoukai) e o Torneio esportivo(Taiikusai) que ocorre no ginásio. Como também festivais culturais(Bunkasai)
   Os japas realmente tem muita coisa pra fazer e não só ficar estudando estudando estudando estudando...Coisas que aqui se aqui no Brasil fossem colocadas, seriam consideradas " Perda de Tempo" pelo que pude entender.
Os "clubes"

   Perceberam que os alunos japoneses estão sempre participando de algum tipo de clube? Então, é meio que é pra tirar um pouco da carga que os alunos tem de ficar fazendo muitas coisas ao mesmo tempo, por isso as horas de intervalos que há, o aluno pode escolher em fazer música, coral, basquete, natação ou qualquer outro clube que tiver no colégio. Claro que o aluno não é obrigado, e pode simplesmente ficar sem fazer nada, mas eles sempre são incentivados a fazer. O que funciona.
As férias
   Existem 3 férias que são vistas claramente nos animes e são as férias mais esperadas dos alunos.
   Tem as férias de verão, notamos que os personagens dos animes e doramas vão sempre a praia pra comemorar as férias, já perceberam? E essa é a maior de todas as folgas. E tem a da primavera e ferias de outono. E detalhe, os alunos vão as férias mas eles recebem atividades para fazerem e entregar quando acabaram os recessos. HAHA é fogo '-'


   Bem galera, é isso! No Japão o negócio é mesmo puxado, mas até que eu gostaria de estudar lá, talvez pela influência dos animes e doramas. 
 Realmente é influência, tipo...Minha sala de aula não tinha janela aberta por causa do ar condicionado, mas quando fiz provas em colégios com janelas abertas , sempre sentava ao lado da janela e me sentia em um verdadeiro anime com o vento batendo nos meus cabelos hsauhsuahsa #QuemNunca?
   Sempre torço pra cair um Death Note, mas nunca cai...Trágico.



Eu gostaria de estudar no Japão, apesar de toda a carga, e como falei acima...Pode ser por influência, mas seria legal '-'
E você? Estudaria lá apesar da imensa carga?

15 comentários :

  1. Olá!!

    Realmente a carga horária é bastante puxada por lá. Mais não somente isso. É tanta pressão em cima das pessoas que algumas não aguentam. E a gente aqui reclama, tecnicamente de barriga cheia.

    Será que é por isso que eles são mais inteligentes que nós? A escola estimula o aluno a se dedicar, através dos clubes a aperfeiçoar um talento que alguns já possuem. Bem, é assim que eu vejo.

    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensei nisso Natália! Além da educação lá ser muito focada, tipo..Colocam a educação na frente de tudo(O que aqui não acontece).Vc tem razão sobre os clubes, pensando por esse lado tem lógica, por isso que são poucos os alunos que ficam fora desses clubes, já que cada um deles possuem interesse em algo que eles mesmo são bons.

      Excluir
  2. Puxa três férias! Que coisa boa, né? Mas tb tadinhos, ficam tanto tempo no colégio! E adoro esses clubes nas escolas e as gincanas tb, parecem ser super divertidos!

    Sandi, seu post está excelente, parabéns!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahah muuuuito bom! Mas realmente, essas 3 férias são bem mais que merecidas, eles se esforçam demais =O

      Ahhh obriigada ><

      Excluir
  3. Eu não consigo entender como as pessoas veem o colégio como algo ruim. Quando se tem algo diferente pra se fazer nele, é muito bom. É uma época muito boa para aprendizado, assim devemos aproveitá-la aprendendo o que pudermos, seja fazendo as disciplinas ou como a nos relacionar uns com os outros. Apesar de ter estudado no Brasil, meu ensino médio foi em colégio interno, era muito estudo, muito trabalhos práticos e muitos eventos e festas. Fiz coisas memoráveis, relembrar delas é um prazer imensurável. Acho que os jovens de hoje devia ter essa oportunidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que os jovens não percebem a grandeza que tem, isso sim. Há colégios muito bons aqui no Brasil, em que o ensino é ótimo e super focado no bem estar do aluno, mas o próprio estudante não valoriza o que tem, e falta mais incentivo de uma forma mais "juvenil" para os estudantes quererem aproveitar o tempo de colégio. Mas claro, há excessões

      Excluir
  4. é muito legal realmente gostaria de ir aum colegio japones kkkkkkkkk mais um dia irei sim para o japão kkkkkkk eu tenho um blog de doramas e gosto muito

    http://super-doramas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dia eu mesmo irei Naty kkkkkkkkkkk
      Vou dar uma visitada no seu blog =D

      Excluir
  5. Eu queria estudar em um colegio japones, mas nao posso mais, mas eu irei para o japao rsrs.
    eu passei algumas tags para voce, nao é obrigada a responder , mas se quiser aqui o link
    http://otakumegaanimes.blogspot.com.br/2013/12/algumas-tags.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii sakura! Vou ve se respondo as tags, gosto de responder (:

      Haha, somos duas, ir pro Japão tá na minha lista de "coisas para fazer na vida"

      Excluir
  6. eu estou no 2° ano do ensino médio e tbm' estudo desde o 1° ano de manhã e de tarde .. ou seja eu estudo certa de 9 horas por dia .. realmente é bem puxado, e mt chato .. pois não sou mt fã de estudar, mais enfim .. gosto mt dos teus post's ... bjinhos ^^

    ResponderExcluir
  7. Desde a oitava série eu passei a estudar nos dois períodos. Foi quase a mesma coisa que uma escola japonesa, mas nem tanto. Detalhe: minha escola é publica. Agora estou no 2o ano do médio e já me acostumei sabe? É gostoso, você nunca fica de bobeira *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha que bom Bruna! Tenho certeza que é a maioria dos alunos nem devem pensar como vc(Pelo menos aqueles que não gostam de estudar ou preferem um horário livre pra fazer outras coisas), o que me impressiona pois vc ainda é de escola pública, e escola pública no Brasil não é lá essas coisas, principalmente em determinadas regiões

      Excluir
  8. Eu estudaria eu acho fofo essas roupas é lindo o jeito das escolas e td mais

    ResponderExcluir

Quer comentar algo? Fique a vontade! Lembre-se que seu comentário é o motor do blog =D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...