sábado, 22 de julho de 2017

3

[Discussão] Raul Gil é acusado de racismo contra uma banda Sul Coreana.

   Olá gente! Fiquei pensando um pouco se eu faria mesmo essa postagem como um tópico aberto sobre o caso recente que infelizmente aconteceu no nosso país. Por se tratar de um assunto delicado e sei que muita gente não sabe conversar por apenas crucificas as pessoas, não sabia se eu devia abrir essa postagem de discussão. Porém o Itazura Dramas não só um blog de resenhas, sempre tento trazer outros assuntos que envolvam o mundo asiático em pauta, e acho que esse é um assunto que deva ser discutido sim, e estou afim de comentar, e até que julguem ao contrário, enquanto houver respeito, a internet é livre.

AVISO ANTES DE INICIAR A LEITURA: O que falarei aqui é a respeito da minha opinião sobre esse caso. Então se você concordar, legal, pode falar nos comentários que responderei de todo o agrado. Agora se você não concordar com algum dos meus comentários, também está liberado para comentar a respeito, mas saiba conversar e argumentar, e não atacar. Lembrem-se que um bom convívio humano só acontece quando respeitamos o próximo.
Boa leitura!

   Se você não esta sabendo dessa historia direito sobre Raul Gil e a banda Sul Coreana,vou atualiza-los.

   No ultimo sábado um grupo novo de kpop chamado KARD foi convidado a participar do programa Raul Gil na emissora Sbt. Porém durante a participação do grupo de kpop, o apresentador Rau Gil soltou algumas piadas como "Vocês teriam que esticar seus olhos", fazendo piada a respeito dos olhos pequenos e puxados do asiáticos. Além disso, antes do grupo de kpop entrar em cena, 4 crianças de descendência asiática estava fazendo uma apresentação de dança, e Raul Gil soltou uma piada para uma das criancinhas pedindo para ele "abrir os olhos".
   Abaixo esta o link do youtube dessa parte do programa, se vocês tiverem um tempinho sugiro que assistam antes de tirarem suas conclusões.

Vídeo


   Vi essa semana muitas pessoas criticarem o apresentador e jogarem pedra nele. Resolvi assistir a essa parte do programa e tirar as minhas próprias conclusões ( Que podem está considerada erradas ou não). Também fiz questão de tentar entender todos os dois lados da moeda, então vamos lá.
   Com esse acontecimento, algumas pessoas alegam que o apresentador cometeu racismo com os coreanos, já outras alegam que não foi intencional e ele fez apenas uma brincadeira de mal gosto.
   Antes de eu começar a minha discussão particular, vamos a alguns conceitos que é bom deixar claro.
   Pela descrição do dicionário Aurélio. A palavra racismo significa exatamente isso:

Racismo:
   Sistema que afirma a superioridade de um grupo racial sobre os outros, preconizando, particularmente, a separação destes dentro de um país (segregação racial) ou mesmo visando o extermínio de uma minoria (racismo antissemita dos nazistas)
(Retirado de https://dicionariodoaurelio.com/racismo)

Em outros dicionários:

ra·cis·mo 
(raça + -ismo)
substantivo masculino
1. Teoria que defende a superioridade de um grupo sobre outros, baseada num conceito de raça, preconizando, particularmente, a separação destes dentro de um país (segregação racial) ou mesmo visando o extermínio de uma minoria.
2. Atitude hostil ou discriminatória em relação a um grupo de pessoas com características diferentes, .notadamente etnia, religião, cultura, etc.
(Retirado de https://www.priberam.pt/dlpo/racismo)

Racismo
   O racismo é um preconceito contra um "grupo racial", geralmente diferente daquele a que pertence o sujeito, e, como tal, é uma atitude subjectiva gerada por uma sequência de mecanismos sociais.
(http://www.dicionarioinformal.com.br/racismo/)

   Agora olhando a brincadeira feita pelo apresentador e vendo o conceito acima, eu pergunto a vocês: Foi racismo com os coreanos?
   Posso ser errônea com minha opinião mas meu posicionamento é que sim, Raul Gil foi racista, mas não foi por mal. A piada não teve objetivo de ofender da parte dele, mas teve o teor de uma brincadeira racista o que acabou ofendendo, entendem? E pode ser justificado pela criação temporal do apresentador, que cresceu em uma época que piadas como essas eram vistas como brincadeiras, mas que hoje não são. Mas apesar de ser justificado, não pode ser perdoado a ponto de deixar que ele continue propagando a mesma brincadeira. Afinal, a idade dele pode justificar, mas não dar passe livre pra ele continuar "brincando" desse jeito. Os tempos mudaram e as pessoas tem que acompanhar essas mudanças.

   Porém, muitas pessoas estão falando que não foi racismo por parte do apresentador, contudo se a brincadeira em vez dele pedir para abrir os olhos, fosse algo falando sobre negros e a pele negra, com certeza a treta ia dar processo e um volume de brigas bem maior. Então porque brincar com os asiáticos podem? A brincadeira foi ofensiva sim, lamento informa-los mas não é só negro que sofre racismo.
    Imaginem a criança que o apresentador brincou no começo do quadro, o quanto de brincadeira na escola ela deve sofrer, frases que podem machucar e ofender como : "Ei olho puxado" "arigatô vem cá" "oia o sashimi vindo ali", se essas brincadeiras não são aceitas pela a pessoa atingida, elas são sim piadas de mal gosto e se forem ofensivas a ponto de diminuir a pessoa por causa de sua etnia, é sim considerado racismo.

   Mas agora vamos a outro ponto. Será que o Raul Gil fez isso por mal querendo diminuir os asiáticos? Minha análise foi que não. 
   Raul Gil tem cerca de 50 anos de carreira na tv e nunca aconteceu algo de tamanha proporção. Ele é um cara que sempre faz brincadeiras estilo Silvio Santos e Faustão (Que já deviam esta aposentados por cometerem garfes do mesmo estilo, mas deixa quieto). Porém atualmente a geração está mudada, está mais revoltada com esteriótipos taxados pela própria sociedade, os tempos mudaram e Raul Gil não nasceu nesse tempo e nem conseguiu evoluir com o mesmo. Contudo nenhum ser humano nasce sabendo das coisas, tem que se errar para aprender, e assim como uma criança, o apresentador errou ao falar tais brincadeiras de mal gosto que soaram ofensivos. Agora será que ele aprendeu com erro? Aparentemente sim, o apresentador oficialmente no programa "Agora é Tarde" já fez sua declaração e pediu desculpas se ele magoou alguém, e o mínimo ele fez que foi pedir desculpas. Sei que de desculpas o inferno está cheio, mas é o mínimo, provavelmente todos nós vamos está no inferno por cada "Desculpa" que pedimos durante a vida, afinal todo muito erra e acha que se desculpar vai ser perdoado por todos os crimes, mas como eu já disse, é o mínimo. Mas vamos continuar.

Você pode conferir o pedido de desculpas aqui:


   Já falei de Raul Gil, já falei das desculpas dele e da piada de mal gosto. Agora vamos falar sobre a geral que está jogando pedra no Raul Gil. Apesar das desculpas que ele já deu oficialmente,  algumas pessoas ainda estão querendo crucifica-ló. Duvido, DUVIDO MESMO, que essas pessoas que ainda estão criticando ele, nunca tenha colocado as mãos no olho e puxado para o canto simulando os olhos asiáticos, nem que seja uma "brincadeira simples" em um grupo de amigos ou quando criança você viu algum coleguinha asiático e fez a mesma brincadeira (Ah,mas era criança, criança não sabe de nada... Lembra que eu falei que Raul Gil errou feito uma criança e agora tem que aprende? Pois é a mesma lógica). Então antes de ficar jogando pedra nos outros, tenta olhar pra si mesmo antes. Talvez a própria pessoa que ainda esteja criticando o apresentador, tenha feito alguma piada de mal gosto contra os asiáticos e nem se quer percebeu isso, mas como não é uma pessoa famosa, não teve ninguém pra criticar. Então keep calm people, antes de julgar alguém, vamos olhar para o próprio umbigo e nos desculparmos.

   Enaltecendo que não estou defendendo o apresentador, pois acho que assim como Faustão e Silvio Santos, o Raul Gil está nessa geração que se "perdeu pelo tempo", e a tv devia ser renovada nesse sentindo. Estou apenas argumentando sobre os dois lado da moeda.
   Para finalizar agora vou falar sobre os asiáticos e as pessoas que são fanáticas por eles. Também vi um monte de gente (Me refiro dos brasileiros nesse caso especifico) defendendo firmemente os asiáticos como se eles(os asiáticos) nunca tivessem cometido alguma gafe de piada de etnias. STOP que a história não é bem só isso.
   Pensando nisso fui no nosso pai Google para pesquisar sobre histórias de racismo que os Sul Coreanos fazem com os orientes em geral e encontrei muito material bom que sugiro vocês lerem também. Não vou discutir a respeito sobre o que está escrito no material, mas deixarei os links dos sites que achei interessante e que falaram sobre o assunto para vocês mesmo tirarem suas conclusões.


• TEMA: Sam Okyre fala sobre o racismo na Coreia do Sul  >>>>>>  Site: Kpop Station

• TEMA: Racismo na Coreia do Sul                 >>>>> Site: Amino

• TEMA: Aumento da população estrangeira traz a tona questão do racismo na Coreia do Sul  >>>>>                 Site: Sarangingayo (Clique aqui)


      Já teve casos de famosos na Coreia do Sul que cometeram o mesmo erro do mesmo nível (Ou até mais grave) que o nosso apresentador Raul Gil. O brasileiro se comoveu por isso e teve tanta confusão? Não. Mas quando o Raul Gil faz uma brincadeira de mal gosto, os próprios brasileiros se comoveram com os coreanos. Poxa, então quer dizer que eles podem fazer brincadeira com os orientais? Não estou justificando um fato com o outro, o certo seria cada país manter o respeito em relação ao outro, pois isso é o básico de uma convivência humana, é o respeito. Vou usar um termo patético para descrever isso, mas devemos parar um pouco de lamber os pés dos orientais só porque gostamos das novelas deles. Vamos parar um pouco, tudo tem limite.

   Para finalizar e resumir tudo, certas brincadeiras devem ser evitadas, as pessoas se magoam. Quem bate nunca lembra, mas quem leva sempre lembrará. O respeito deve ser mútuo e propagado. Vamos melhorar o mundo nos colocando no lugar do outro e aprendendo sempre, afinal, a vida é um processo de aprendizagem.

Esperamos que Raul Gil tenha aprendido (Da pior forma por sinal) que as brincadeiras que ele achava que são brincadeiras, são ofensivas. 

   Vou parar por aqui para não me estender muito, mas é essa a minha visão a respeito desse assunto tão comentado e eu queria muito escrever um pouco sobre isso. Se você desejar comentar algo a respeito fique a vontade para falar isso nos comentários daqui ou do facebook, estou com a mente totalmente aberta para novas opiniões e se você descordar de mim, por que não? Afinal, as pessoas são atingidas de maneiras diferenciadas porque somos todos diferentes, e isso é o que torna o ser humano tão interessante.
Mas lembrem-se, é conversar e não atacar.




Até a próxima!





3 comentários :

  1. Eu acho que os apresentadores de tv por desconhecerem o kpop e a cultura kpop fazem brincadeiras bobas e falta conteudo nas entrevistas mas no caso específico do Raul Gil não foi racismo, foi só uma brincadeira boba e de mau gosto. Acho que esse caso pode fazer os apresentadores de tv pensarem melhor no que dizem e nas piadinhas que fazem. Por outro lado acho que os fans de kpop andam muito radicais com esse espiritop raivoso. Ele se explicou e é hora de desculpar.

    ResponderExcluir
  2. te amo mina <3 bela visão, das 9 bilhoes pesssoas no mundo 9 bilhoes deviam ser como voce

    ResponderExcluir
  3. interessante seu ponto de vista, realmente eu não achei que foi com intuito de ofender também.

    ResponderExcluir

Quer comentar algo? Fique a vontade! Lembre-se que seu comentário é o motor do blog =D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...