domingo, 23 de outubro de 2011

20

Filmes Ásiaticos e Americanos

   Oriente ou Ocidente?



    Assistir um filme no colégio,que se chamava Tsunami - A Fúria do Oceano. Logo de primeira ninguém sabia que se tratava se um filme asiático.Quando começou, todos ficaram falando que era "filme de China",mas logo percebi que se tratava dos coreanos(Principalmente pela atriz, que por alguns momentos eu fiquei na dúvida,mas percebi que se tratava da mesma atriz que fez 100 Dias com o Sr.Arrogante e Secret Garden).

   Ao começar o filme,minha amiga que estava ao meu lado,comentou : "Não gosto de filme ásiatico." Perguntei o porque,e ela simplesmente disse: "Por que é chato!Prefiro filme americano(America no Norte,EUA)." Continuei insistindo e perguntando o porque ela não gostava,pois tinha que ter algum motivo pela preferência, e a resposta era sempre a mesma: "Porque é chato"

   Apesar do filme falar de um tsunami, a maior parte do tempo,A MAIOR MESMO, não tem nada de desastre natural, apenas romance e comédia.

   O que me levou a fazer esse post foi sobre como as pessoas veem os filmes ásiaticos em geral e os filmes produzidos no EUA. Enquanto o filme do Tsunami passava,ouvir muitos comentários do tipo:

"Muda de flme!"
"Cadê a ação!"
"Quem é a principal?É tudo igual!"
"Só tem comédia!"
"Que filme chato,não gosto de filme da China"

   Agora eu pergunto pessoal,você já viram o filme O chamado? Concerteza muitas pessoas já viram ou pelo menos já ouviram falar. Mas com certeza a filmagem que viram foram a do remake feito EUA,pois o filme original é japonês.

    Pergunta,se fosse para escolher qual dos filmes ver primeiro, a maioria das pessoas falariam o remake,primeiro porque a maioria já está influênciada pelos nortes americanos,mas porque não ver o filme original certo? A diferença entre os dois são os efeitos especiais, e custo a acreditar que é por causa disso que as vezes os filmes originais ficam para baixo comparado aos remakes.Em termos de história o original é melhor,mas em termos de efeitos especiais, o remake é melhor.




Alguns filmes que todos conhecemos(Ou não) são remake, como : 
   O chamado(Ringu no original Japonês)
   O olho do mal(The eye,a herança no original Hong Kong)
   Sempre ao seu lado(No original Japonês ,Hachiko monogatari)
   O mistério das duas irmãs(The tale of two sisters no orginal Coréia do sul)
   O grito (No original Japonês Ju-on)
   The Departed (Do original thriller Infernal Affairs de Hong Kong)
   Adicted (Do original Jungdok da Coréia)

   Mas porque não dar uma chance para os filmes ásiasticos?Tá...Eles tem olhos puxados,muitas vezes tem cenas exageradas, e sem nexo, mas porque não dar um chance?
   O primeiro filme coreano que vi com áudio coreano mesmo,foi 100 dias com o Sr.Arrogante, admito que de primeira ODIEI aquele filme, o motivo? Exageravam em tudo! Não rir em nenhum momento, não gostei,mas foi divertido em termos, e foi uma boa para passar o tempo.

   Ao ver o filme no colégio, além de alguns comentários que para mim são meio preconceituosos(Por que quando falam em ásiaticos, pensam logo em filmes sem nexos e de luta,e sempre comparam com filmes dos EUA,e acham que eles são melhores em tudo) havia alguns comentários bons,exemplo foi de uma menina que RIU O FIME INTEIRO, não por estar achando o filme patético,mas que de fato estava se divertindo,fazendo o seguinte comentário : "Foi o filme de comédia mais engraçado que ja assistir!"
Isso levando em consideração que o filme era sobre desastres naturais.

Imagens do filme A Millionaire First Love
  Apesar de falarem tantos, a maioria das pessoas apenas riram, pode até não ter gostado do filme em si,mas se divertiram.

   Mais um exemplo da influência no filmes,é quando vemos algum anime (Ou até mesmo um dorama ou filme ásiatico,mas nem tento por se tratar visivelmente de orientais),as pessoas que não conhecem perguntam se é legendado em inglês,certo? Sempre em inglês.




   Tem tantos filmes bons que os asiaticos fazem,mas também tem alguns ruins,mas ainda sim por que não parar e ver algum?Não se enganem quando falam que apenas filmes americanos(no geral) é bom, claro que os filmes produzidos pelos ocidentais são bons, aliás, tem uns maravilhosos!Mas nem por isso vamos deixar os orientais
para trás né?

20 comentários :

  1. Cara vou te falar uma coisa, deixei de assistir filmes ocidentais justamente por causa dos enredos que não tem muita coerência, pois se é ação são pessoas matando e batendo a torta e a direita e atirando em quase todo mundo, se é comédia ( tirando as animações) sempre levam o coisa pro lado da sexualidade e de falar besteiras, e em relação às comédias asiáticas serem exageradas o legal é isso mesmo, quero mais é rir e rir até chorar, é ter expectativas nos romances e chorar nos dramas e assustar no terror. Infelizmente em minha opinião esta dificil encontrar bons filmes ocidentais como ja tiveram antes e para ver agarraçãocom desculpa de ( amor) leva pra cama é só assitir as novelas brasileiras que só anda tendo isso.

    ResponderExcluir
  2. É exatamente isso!Ao ver o filme ásiatico no colégio,os comentários eram sempre os mesmo, mas tenho certeza que se fosse apenas um filme ocidental comum,ninguém comentaria nada,pelo contrário,veriam o filme na boa sem contras.Em questões de filmes de comédia ásiatica como você citou,o meu primeiro que eu vi foi um coreano,admito que de primeira não tinha gostado,exatamente por ter sido o primeiro e eu não tinha mais nenhuma experiencia de filmes daquele tipo de comédia,mas no fim acabei me divertindo,o que no começo não esperava tanto.Os romances por exemplo,a diferença entre eles são bem claras,diferente dos ocidentais,os orientais conseguem fazer um romance ingênuo.E refoçando o que você disse,diferentes dos tipos de comédias ocidentais,os orientais conseguem tirar uma risada legal e inocente,o que fica bem divertido de ser assistido.Em questões de filmes asiáticos e filmes ocidentais,sou bem dividida,como tem uns não muito bons de ambos,tem tbm alguns ótimos.

    ResponderExcluir
  3. Olha eu amo os filmes asiáticos e fico triste ao ver a opinião da maioria que diz que é chato pq é chato e pronto. Pô nem deram uma chance de verdade pro filme e já vão falando mal. Por isso é que desisti de tentar passar uma ideia diferente pra galera lá da minha facul. Se num quer ver, num assiste e pronto. Eles é que estão perdendo horas de diversão só por serem preconceituosos. Os filmes americanos não são isso tudo o que dizem e se eles nunca deram uma chance não tem como saber se o filme é bom, vão morrer achando q é uma coisa quando na verdade é outra completamente diferente. Tá na hora de eles acordarem e deixarem de serem influenciado só pelos EUA, o mundo é mto grande, mto mais que isso.

    ResponderExcluir
  4. É,também desistir de mudar a opinião dos outros,ou pelo menos colocar uma nova ideia,já que as pessoas nem ao menos assistem os filmes!É apenas EUA,EUA,EUA,EUA...e fim.Até quando eu digo que gosto de filmes ásiaticos todos ficam paralizados,e sempre vem a mesma pergunta e a mesma expressão : Você assiste é? ¬¬

    ResponderExcluir
  5. Discutir sobre esse assunto eu acho meio sem motivo, pois escutar as críticas dessas pessoas e levar a sério não leva a nada, basta olhar para os nossos canais de TV tanto abertos quanto fechados, além do cinema e consequentemente as locadoras, a quantidade massiva de filmes norte americanos faz com que desde criança a pessoa venha com essa cultura de que os filmes norte americanos são os bons, pois só passam eles.
    E quando finalmente nos deparamos com um filme/série orientais acontece esse choque cultural onde a forma de atuar, o teor das histórias e outras coisas são diferentes, pois eles tem uma forma diferente de pensar e para as pessoas que foram 'adestradas' a cultura norte americana o que é diferente se torna sinônimo de ruim então sem pensar as pessoas classificam as obras desse jeito, sem nem ao menos prestar atenção.
    Então se a pessoa não é aberta para conhecer coisas novas, e não precisa nem ser asiático, pode ser de qualquer outro país que não seja os Estados Unidos, essa pessoa vai continuar com uma cultura fraca e uma opinião mais fraca ainda.


    Sobre a parceria, eu adoraria =)

    ResponderExcluir
  6. Oláa! Bem...Não foi pra gerar uma discussão,mas é sempre bom ouvir novas opiniões :) Alías,o que você disse,tem toda a razão,o choque entre as culturas é grande;

    Obrigada por ter aceito (:

    ResponderExcluir
  7. Na minha humilde opinião eu acho q por mais que tenha esse choque cultural, as pessoas é q são mal acostumadas mesmo. Não só como oriente mas com o resto do mundo. Só pensam nos EUA, tanto nos filmes e nas músicas. Cadê pessoas que curtem música fancesa ou alemã e filmes desses países tbm? O negócio é que as pessoas tem é preconceito com o q é diferente, é isso. Acho q tem que discutir isso sim, é a única forma de mostrar o quanto essas pessoas estão sendo mal acostumadas. Se não discutirmos nunca poderemos mostrar o quanto elas estão erradas. Eu já desisti de tentar passar essa ideia para meus colegas mas na net eu vou continuar fazendo isso, e não é q eu e os demais levemos a sério o que eles dizem, só acho que para falar mal tem que conhecer, e eles não cohecem.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Simplesmente concordo com tudo que disse,a pouco tempo que vejo filmes asiáticos,um ano +/-,mas concerteza já vi antes mas sempre falava alguma coisa sobre eles tanto boa como ruim,reparei em já fui preconceituosa com filmes sem ser dos EUA,como ainda sou preconceituosa mas sou mais exclusiva com o Brasil,é realmente difícil achar algo que eu gosto daqui,é difícil convencer as pessoas de que filmes de outros países são bons só falar dos EUA,só de atores e artistas de lá,desisti disso pois cada um tem sua opinião.Adorei o post e que quem leia percebe se está sendo preconceituoso com a cultura de outros países. ^^ Gostaria de saber se aceita parceria?

    ResponderExcluir
  9. Creio que todos no começo já foram meio preconceituosos,eu tbm fui,mas agora tento mudar meus olhares para todos os tipos de filmes,sejam americanos,europeus,asíaticos seja do que for.E acredito que se cada um cada um fizesse isso de abrir novas portas para novas culturas,os gostos seriam bem variados!Mas é como você disse,cada um tem seu gosto,fazer o que né?.

    Sobre a parceria,aceito sim!Como o button não consegui pegar o endereço,colocarei o link aqui.

    ResponderExcluir
  10. nao tenho origem asiatica,mas gosto muito dos orientais principalmente dos japoneses.Tinha assistido outros filmes principalmente chineses,quando assisti tsunami a furia do oceano,foi o maximo principalmente pela parte da comedia,gostei demais.O enredo do filme foi muito bom.

    ResponderExcluir
  11. Esse tsumani eu rir litros serio kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  12. Sou uma apaixonada por produções ocidentais e AMO AMO os olhinhos puxados deles....
    Depois que virei Dorameira não tenho visto + nada americano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm kkkkkkkkk, prefiro ver um drama de 16 episodios, do que ver um filme americano de 1h40min! O.o São mais fofos *--*

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkk bem aproveitando o que vc falou me faz querer comentar algo que acontece comigo e eu não entendo o motivo: Eu consigo passar horas, dias na frente do pc assistindo um dorama, um filme oriental, um anime, mas não consigo assistir uma serie (na maioria das vezes americanas) assisto um ep. e ja to cansada quero levantar e fazer outra coisa (e algumas vezes a historia base, o resumo que leio me parece bom, mas na hora de assistir já não rola não sei se é a atuação, ou sei la o que). Não entendo o motivo o.O

      Excluir
  13. Faco minhas todas as palavras do anonimo no primeiro comentario,escreveu exatamente o que penso!!! E vivaaaa para producoes asiaticas!!!!

    ResponderExcluir
  14. Eu sou uma pessoa nascida (pasmem) na década de 60, pasei minha vida toda assistindo filmes e séries americanas e meu sonho era ser norte americana. Todo meu gosto estético foi moldado pelo tarja"made in USA". De um tempo para cá eu comecei a me distanciar de filme e música completamente, não sei porque, o fato é que ficou uma lacuna em branco na minha vida. Um belo dia há um ano atras eu asisti uma reportagem sobre K-pop na tv e resolvi procurar no Youtube. Achei um vídeo do Shinee. Pode parecer meio bizarro, meio surreal mas o fato é que eu, uma senhora mãe de um filho de 24 anos, estava ali totalmente encantada por aquela "coisa" nova. Digo "coisa" porque naquele momento não sabia nem como definir meus novos sentimentos, um mixto de surpresa, choque, curiosidade, fascinação. Eu só sei dizer que de um ano para cá eu descobri um novo olhar, um olhar de olhos puxadinhos. Eu simplesmente amo música coreana, amo a sonoridade do idioma mesmo não entendendo nada. Quando eles falam parece música aos meus ouvidos. E com os coreanos veio também chineses e japoneses. Tem sido dificil viver este meu novo "amor" sem ter com quem compartilhar. Minhas amigas nem sabem onde é a Coréia e o que é K-pop, K-drama, nada. Meu marido e meu filho me olham com cara de "mamãe ficou louca". É tudo diferente da minha realidade, diferente do nosso modo de pensar ocidental mas ainda assim é lindo, poético, delicado. Não tem como ficar julgando certas coisas, é simplesmente uma questão cultural e de gosto pessoal muito embora eu acho que grande parte do preconceito vem muito da ignorancia mesmo, do desinteresse de conhecer como os outros veem e entendem o mundo. Eu não sou profunda conhecedora de nada pois vi apenas 7 Doramas e assisti uns 4 ou 5 filmes mas gostei de tudo. Gosto do exagero dramático, gosto da visão romantizada do amor, gosto dos personagens estereotipados, do heroísmo idealizado. Quando eu e meu marido eramos namorados ele dizia que eu tinha cara de japonesa e eu achava que ele era doido porque eu sou um mix de índio e português. Agora eu entendo que o que ele na verdade estava vendo através de meus olhos era um coração asiático ainda não descoberto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa , agora fiquei impressionada e feliz ao mesmo tempo em saber que os dramas realmente atingem a todos que abrem a porta pra eles :O
      Ah Neila, 7 doramas são poucos pra você,mas achei até muito, não imaginaria que alguém como você (Mais velha), pudesse gostar de dramas, fiquei ate animada *---------* Se bem que já vi algumas pessoas viciarem suas mães e tias tbm kkkk, só a minha mãe que não gosta, acha a voz dos coreanos e japoneses todos estranhos >< kkkk
      E novamente tá confirmado, os asiáticos tem um charme que conquistam a todos! (Menos minha mãe '-' kkk)

      Excluir
  15. Só tenho uma coisa a comentar "COM CERTEZA" se escreve separado. 😉

    ResponderExcluir
  16. Só tenho uma coisa a comentar "COM CERTEZA" se escreve separado. 😉

    ResponderExcluir

Quer comentar algo? Fique a vontade! Lembre-se que seu comentário é o motor do blog =D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...