domingo, 2 de outubro de 2011

22

Uniformes Escolares Japoneses

   Oláa gente!  O que mais identifica os tipos de doramas e animes que mais gosto?(E a maioria dos fãs tbm) ...... Roupas colégiais!  Gentee, aquelas roupas são ou não são umas gracinhas??? *--*

   Muitas gente concerteza já reparou,que uma hora ou outra,sempre,mais SEMPRE,aparece alguém com esse uniforme que é kawaaiii! E diferente daqui do Brasil, eles são bem femininos,bonitos,lindos e fofos.

   Enquanto termino outras dramas e animes, hoje postarei sobre as uniformes escolares do Japão!  Se você é como eu, que adora essas roupinhas liiindas,e são apaixonados quando aparece em um drama ou anime, vale a pena ler o post ;)

   Os uniformes são geralmente baseados nos uniformes de marinhos.

O uniforme de uma escola conceituada confere status a quem o veste.

   Começaram a ser usados a mais de 100 anos atrás durante a era Meiji, eram bem formais, na parte de cima um kimono e uma vestimenta típica japonesa chamada hakama. Com o tempo o Japão adotou os costumes e hábitos ocidentais, então o uniforme antigo foi substituido por um conjunto de calça e camiseta de gola alta que  havia sido inspirado nos uniformes militares daquela época. No ano de 1920 uma escola de mulheres começou a usar um uniforme diferente, inspirado na marinha britânica, então os novos uniformes começaram a ser usados por muitas escolas. 


    Hoje em dia é normal no Japão os estudantes usarem os uniformes nas ruas quando não estão na escola pois eles  demonstram juventude e também mostram sua identidade na sociedade, além disso são permitidos algumas modificações feitas pelos alunos nos uniformes desde que não ultrapassem as regras nas escolas.



Uma graciiiinha !Td combinando,nyaaah
    A partir do ginásio (chugako), os estudantes são obrigados a aderir ao uniforme. Até essa fase da vida, seu uso não é uma regra seguida em 100% das escolas. Mas é sobretudo no colegial (kouko) que o uniforme se transforma em um objeto de desejo e status.
   
   Os uniformes dos meninos,do mais tradicional até hoje se chama gakuran (que pode ser traduzido como uniforme de estudante ocidental) inspirada na farda do exército da Prússia.
   Camisa branca, gravata, blazer com brasão da escola e calça social (é comum que não seja da mesma cor do blazer)

Os estudantes usam o estilo burêzakata (blazer)
que traz o brasão da escola estampado.

   Para as meninas, o clássico uniforme estilo marinho (seirafuku), apareceu pela primeira vez em 1921 e foi inspirado na marinha real britânica. Mas foi só depois da Segunda Guerra que o estilo se popularizou e perdeu a imagem elitizada. Em geral, consiste em uma blusa com lapela estilo marinheiro, um laço na frente, e uma saia pregada. O comprimento da manga e o tecido (lã, poliéster, entre outros) variam de acordo com a estação. Em vez do laço, podem ser adotados lenços, gravatas e afins. As cores mais comuns são azul claro, branco, cinza, verde claro e preto. 


   Camisa branca, gravata, blazer com brasão da escola e saia com estampa xadrez. As cores variam de acordo com a escola. Independente do padrão adotado, há sempre uniformes para o verão (de tecido mais leve e mangas mais curtas) e inverno (mais pesado e com mangas longas, porém sempre saias) e para atividades esportivas.


   Um exemplo interessante de papel simbólico que o uniforme escolar representa na vida dos jovens japoneses pode ser visto em um curioso costume: na cerimônia de formatura do colegial uma garota pede ao garoto de quem ela gosta que lhe dê de presente o segundo botão (de cima para baixo) da sua camisa. Se os sentimentos forem correspondidos, o garoto vai lhe dar o botão - que segundo o costume tem um significado simbólico, pois é o que fica mais próximo do coração,diz-se que o botão guarda todas as emoções do tempo de uso do uniforme. Isso eu tinha visto no anime Itazura na Kiss,em que várias meninas ficam querendo o botão dos garotos.O segundo botão do gakuran é oferecido para a menina amada, como um sinal de confissão de amor .

   Esses uniformes podem ser vistos em vários animes e doramas, como os animes Sakura Card Captors,Sailor Moon,Vampire Knight entre outros. E doramas como Akai Ito,Life,Hana Yori Dango,Koizora entre váriiios outros.

   Fala a verdade, quem não gostaria de vestir uniformes como esses?? *o*


  
 

22 comentários :

  1. Eu adoro esses uniformes japoneses! *-* Acho eles uma fofura, quem sabe um dia eu não vá pra escola desse jeito? Só pra ver a reação das pessoas! uahsuahsuhuhaushaus

    E ainda faria uma cara de anjinho pra combinar melhor! XD

    Ja ne1 =^.~=

    ResponderExcluir
  2. Tbm Adooro esses uniformes! Aliás...quem não gosta? Gostaria de ir assim pra escola, ia ser muito fofo! So iria estudar no Japão pra vestir esses uniformes,são liindos!

    ResponderExcluir
  3. Eu fiz um pra mim *o* Só nunca tive coragem de ir com ele pra escola XD

    ResponderExcluir
  4. O Brasil deveria ser assim ia ficar muitoo fofo!

    Akii em londres o uniforme a é um pouco parecido com o do japao.

    Eu tenho que ir para o japao .. *-*

    ResponderExcluir
  5. Meu os uniformes daqui (Brasil) são horríveis, eu invejo demais essas gravatas, lacinhos, mini saias, o uniforme daqui poderia ser assim!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. neah aki do brazil nois vai com a camiseta da escola ( ridicula -.- ) e calça jeans e se quiser vem co msaia ate o juelho ( nunca) ae no japao elas la com estilo u-u

      Excluir
    2. éé, o Brasil não tem estilo algum nesse requisito ¬¬"

      Excluir
  6. Eu ainda vou fazer um curso pra aprender a falar em japones, E DEPOIS IR DIRETO PRO JAPÃO FAZER INTERCAMBIO...

    ResponderExcluir
  7. ai como faz queria ter um...
    mais é muito caro pra comprar entao queria saber como faz

    ResponderExcluir
  8. vou fazer um pra mim junto com uma amiga *.* amo demais esses uniformes

    ResponderExcluir
  9. amo tds esse uniformes adoraria usar um tmb mais os nossos uniformes sao tao feios!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e verdade o uniforme: uma blusa com o nome da escola,calça jeans,legue,bermuda abaixo do joelho alguem me manda pro japao por favor presiso desse uniforme kawaii! ��������

      Excluir
  10. o uniforme é muito massa com certeza.

    ResponderExcluir
  11. gostei , quem me dera usando um desses. Mais gente eu ñ iria gostar de morar no japão . Sabe pq ; se vc faltar aula atoa raspam sua cabeça , o uniforme de física é trocado na sala mesmo ( com meninos) . Bom eu vi isso num canal da menina aki 8-) depois passo o link .

    ResponderExcluir
  12. http://www.youtube.com/watch?v=zNQ8oHPLFso&list=UU3p3Zb1agBhGUiKuknDvZ8Q&index=3 bom esse é o link do vídeo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como se chama o video? é que por aí não dá para copiar e colar

      Excluir
  13. Onde eu compro um? ??????
    Obrigado a! !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre vejo em eventos de animes (Pelo menos a saia), ou você pode tentar comprar online ^^ Procura algo do tipo "Uniformes japoneses comprar online"

      Excluir
  14. Os uniformes curtos são pra se usar no verão apenas pra ida e volta da escola dentro se usa um agasalho com calças e uma camiseta com um shorts pra educação física, não é como se ve em muitos doramas e animes, o mesmo vale pros garotos, um estudante japones usa 3 tipos de uniformes distintos pra estudar.

    ResponderExcluir
  15. Esses uniformes são a coisa mais kawaii do universo *---* Bem que eu queria poder ir para a escola com um desses! Enquanto eles lá, vestindo o uniforme até fora do período escolar, a gente tá aqui inventando coisas do tipo "minha mãe lavou e não deu tempo de secar" como desculpa pra ir com outra roupa pra escola. E o uniforme da minha escola, detalhe, é a coisa mais mulambenta do mundo. A droga de uma calça jeans (que não pode ser rasgada), ou saia jeans no nível do joelho (que confere o título de "irmã" a quem usar), e uma blusa fuleira que é quente pra caramba! A gente sua bicas quando vai ou volta da escola andando. Que vontade de poder ir de saia TT-TT Ia vestir meu uniforme tão feliz pra ir pra escola... Desde que fosse o do koukou, né, ninguém merece a saia abaixo do joelho do chuugakou.

    ResponderExcluir

Quer comentar algo? Fique a vontade! Lembre-se que seu comentário é o motor do blog =D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...