sábado, 28 de março de 2015

6

Helter Skelter

[+18]

Onde a junção de beleza e mídia juntos podem te levar?

   Esse filme foi bastante polêmico quando estreou, pois é estrelado pela atriz japonesa Erika Sawajiri, onde nesse filme ela acabou chamando a atenção de todos com seu visual e cenas provocantes.
   Helter Skelter retrata uma história onde a busca da beleza pode ser torna mais perigosa do que você pensa.

   Conhecemos Lilico ( O nome dela é Ririko, mas por questão de pronuncia japonesa e como eu assistir na legenda, falarei Lilico), uma super estrela do país, ela é modelo, atriz, faz vários papéis em propagandas...Uma verdadeira estrela.
   Seu estrelato fica a cargo de sua admirável beleza, todas as jovens querem ser que nem ela e todos os homens a desejam. Entretanto nem tudo são flores, Lilico é a típica imagem do capitalismo exacerbado, fez diversas cirurgias plásticas para ter a considerada "Imagem do Sucesso", e se admira por ser a mais bela e mais linda de todas. Contudo, esse desejo excessivo por sua beleza vai acabar a levando para o fundo do poço.
    Com várias cirurgias feitas, seu corpo simplesmente não consegue aguentar a carga, sofrente então de efeitos colaterais, assim para evitar que sua imagem seja desfeita, ela acaba ficando doidona e a base de sedativos. Aliás, seu sucesso se baseia pela sua imagem.
   E assim começa a verdadeira história do filme, mostrando de seu top a sua queda. Uma grande artista que tinha todos aos seus pés, vai perdendo aos poucos seu sucesso.
   A atriz Erika Sawajiri por sua vez é digna de aplausos, sua atuação e beleza são marcantes em cada cena e não é a toa que o filme fez tanto reboliço em sua estréia. Helter Skelter é marcado também por algumas cenas eróticas que vem por parte da atriz, que topou em fazer cenas sensuais que ao meu ver é muito incomum em filmes japoneses.
   Não sei se alguns vão lembrar, mas a atriz antes de fazer esse papel, ela tinha parado de gravar e ficou sumida na mídia. Entretanto sua volta a Helter Skelter foi marcada por uma confirmação em que todos já havia presumido : Erika Sawajiri é uma das melhores atrizes que o Japão já viu.

O que o filme passa?

   A mensagem que o filme passa é bem legal, mostrando que mesmo que você tente fugir do esteriótipo de beleza que a mídia coloca, sempre haverá uma isca pronta para ser a próxima vítima.
   Outra coisa que é bom relatar é o vício. Sim, o vício. Temos viciados em álcool, drogas, videos games, doramas (Aliais, dorama é um vício haha), tatuagens...E cirurgias plásticas. O problema é quando esses vícios acabam indo para um caminho perigoso como foi o caso da nossa principal. Ela em busca sempre da beleza perfeita, acaba fazendo mil e umas cirurgias plásticas e essa piração por beleza a leva em um caminho perigoso, se tornando vítima de sedativos e remédios em excesso.
   Para piorar a situação de Lilico, outras modelos bonitas vão aparecendo na mídia e ela vai ficando pra trás pelas pessoas que ela mesmo a controlava, o que ajuda ainda mais a nossa principal a ficar desgastada ,com inveja e ódio e começa o jogo de cenas histéricas por parte de sua piração.
   Há uma relação bastante doentia por Lilico e sua assistente, no qual a última é apaixonada pela nossa estrela e se submete a sofrer humilhações contantes por parte de Lilico , que só pensa em controlar as pessoas ao seu redor. 
   Vale ressalta como ela usa sua beleza para conseguir os homens através do sexo. Notamos que os filmes japoneses não são muito fãs dessas temáticas, e quando aparece um é pra causar polêmica. E nesse filme causou.
Há cenas de nudismo explicito.
   A atriz não poupou esforço em seu jogo de sedução, o que despertou a atenção da crítica na época. Lilico seduz os homens e os manipulam da forma que quiser. Até sua própria assistente acaba caindo no jogo de Lilico.

Fotografia

   Achei a melhor coisa do filme. O que me atraiu mais foram as cenas escuras e dramáticas dignas de uma boa produção.
    Aparece diversas cenas coloridas, escuras, com vários efeitos computadorizados que até mesmo ao meu ver em um momento me pareceu fantasiado demais, porém nota-se que talvez era o foco...Fazer o telespectador ver através de uma mente fraca e viciada que estava aos poucos decaindo. Por mais que você não gostei do filme por algum motivo, vale prestar atenção em suas cenas e como elas são desenvolvidas, é muito legal a mistura de sentimentos que o diretor quis passar da personagem, que acaba nos levando na loucura dela. A pessoa fica paralisada só em como as cores são jogadas durantes as cenas.
Final

   Notei que quem viu ao filme ficou um pouco confuso com o final, e acho que foi justamente isso que o diretor do filme quis passar : Confusão.
Spoiler

   Darei a minha opinião em relação ao final. No começo pensei mesmo que ela estivesse morta, mas após no finalzinho mesmo ela aparecer de tapa olho no escuro em um cabaré, acredito que ela apenas saiu daquele mundo midiático , e ficou com sua piração...Porém sozinha. Notem as roupas quem ela aparece cobrindo todo o corpo para não aparecer os hematomas dos efeitos colaterais da cirurgia.
Entendi mais ou menos isso, se você entendeu outra coisa, pode falar nos comentários, pois sinceramente ainda não ficou totalmente claro.

Fim do Spoiler
   O filme também mostra como a busca pela beleza pode trazer consequências graves como o suicídio. É como eu sempre digo, esse negocio de beleza é muito cultural e 90% dos casos é uma arma que a mídia faz apoiada sobre o capitalismo com sua busca do dinheiro e do sucesso.

Por que Assistir?
   História interessante, atriz principal está fantástica, atores bons, fotografia esplêndida.

Por que não Assistir?
   Se você não gosta de temas cults.
Sinopse:
   Baseado do mangá de Kyoko Okazaki, "Helter Skelter" conta a estória de Ririko, a mulher mais conhecida da indústria de entretenimento japonês por seu belo rosto e corpo perfeito. O que poucos sabem é que toda essa beleza vem de incontáveis cirurgias plásticas e de grandes doses de medicamentos. Quando a clínica de beleza que cuida dela fica sob investigação por tratamentos ilegais, a vida de Ririko começa a ruir completamente. Tendo que lidar com as emoções, a decadência, os relacionamentos e o seu corpo sendo destruído aos poucos, a sua vida entra em ruína.





Onde Encontrar?
Dopeka - Online

6 comentários :

  1. Eu adorei o filme! Nossa...no final,pra mim,foi como vc disse,ela saiu da midia,mas ficou com sua loucura.Serio,eu amei o filme!

    ResponderExcluir
  2. Oiie! Primeira vez comentando aqui!
    Adorei a dica do filme, pelas imagens que você colocou a fotografia é mesmo muito linda. Vou colocar na minha lista de filmes, e eu até fiquei um pouco surpresa por esse ser um filme japonês. Com certeza o filme queria passar uma polêmica.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Rena! Sinta-se a vontade pra comentar quando quiser :)
      Assista , é um filme muito bom levando em consideração não ser muito típicos dos japoneses fazerem filmes assim. Recomendo !

      Beijãaao!! :*

      Excluir
  3. Você entendeu o final do filme e o que achou? :)
    Na minha opinião, o final ficou meio vago, devido ao manga também, já que é baseado no mesmo. Minha interpretação: depois do tempo sem aparecer na mídia, ela voltou para ser a 1ª novamente, e talvez para fazer alguma coisa com a Kozue.

    ResponderExcluir
  4. Talvez seja meio tarde demais pra comentar esse post, mas enfim... após ler o mangá e ver o filme e ver algumas análises da obra, algumas coisas podem ser concluídas

    No mangá, a Liliko também "vê" como seria se ela morresse, os "15 minutos de fama" que ela teria até ser esquecida. Após imaginar isso, ela decide furar seu olho. Por que? O filme não mostrou tanto isso, mas o mangá várias vezes bateu na tecla de Liliko estar sofrendo demais por causa das dores de cabeça. Antes de furar seu olho, Liliko diz que faria isso pra que tivesse alguma dor que conseguisse controlar; como se a dor no olho amenizasse a dor de cabeça (vai entender KKK).
    Depois disso, Liliko some, e dá um timeskip de 5 anos. Vemos que Kozue está ainda como modelo famosa, e em um belo dia decide ir a um Freak Show com os amigos e lá encontra Liliko. Entretanto, o mangá mostra algumas coisas interessantes também. Antes de Kozue ver a Liliko, temos cenas que indicam que Hada (ex assistente da Liliko) e seu namorado ainda estão com a Tiger Lily, aparentemente cuidando dela, pois ela continua muito debilitada (aparentemente nem consegue falar direito). Na página final do mangá, Liliko aparece com o tapa olho, como se fosse ir se apresentar nesse Freak Show (o que contrasta com a fuga que ela tinha de ser vista como uma aberração). E a história acaba com o narrador dizendo que aquela seria uma nova história, mas não um "continua com x spin off", mas um "a vida de Liliko continua, apesar de tudo".

    Bem, essa é a minha visão atual do final de Helter Skelter, só compartilhando mesmo

    ResponderExcluir

Quer comentar algo? Fique a vontade! Lembre-se que seu comentário é o motor do blog =D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...