segunda-feira, 28 de março de 2016

1

Transporte Público no Japão

    Hello people! Que tal um post hoje sobre a forma de vida dos japonese? Hoje vejo retratar o transporte público de lá. Quanto é que eles pagam por passagem? Como são os ônibus de lá? Utilizam muito metrô e trem?
    Quem tiver curiosidade, continua lendo o post que recheei ele de informação ;)

    Os Japoneses utilizam muito o trem como principal sistema de transportes, e quatro linhas servem Tóquio. A região metropolitana da capital japonesa também tem um amplo sistema de metrô, enquanto os ônibus apenas fazem a ligação entre outras partes da cidade e as estações. A empresa JR East controla os trens em todo o país e duas empresas são responsáveis pelas linhas do metrô de Tóquio: a Tokyo Metro (nove linhas) e a Toei (quatro linhas). Na maior parte dos casos, as tarifas são cobradas de acordo com a distância percorrida. A compra de bilhetes é totalmente automatizada.
   E mais, em 2009 foi introduzido nos metrôs em Tóquio, vagões exclusivos para mulheres. Essa separação de gênero evita qualquer tipo de assédio no qual o mundo está acostumado a enfrentar. Tai um exemplo que o Brasil devia seguir.
   O Japão possui como principal meio de transporte o trem pois o número de gente lá é enorme, e para não causar muito tipo de "enchimento", todo o país é recheado de vias ferroviárias. Porém para você comprar uma passagem de embarque é um pouco complicado.
   Primeiramente você tem que escolher qual o seu destino em um mapa chamado "Mapa de Estações" que fica situado próximo das máquinas de compras das passagens. Os valores por sua vez não só variam conforme o destino e sua distância e sim conforme a linha e a companhia, pois existe mais de uma empresa que atua nos trens, e com isso o preço muda. É que nem aqui no Brasil no sistema de ônibus, cada estado possua sua própria passagem que varia de governo a governo certo? Lá é a mesma coisa, a diferença é que o preço difere de empresa para empresa, e não de lugar para lugar. 
   O sistema de trens e metrôs no Japão é bem eficiente, mas não é barato quando se pensa que as vezes você tem que ir para um local que necessite pegar 2 trens, e cada trem é uma empresa diferente que comanda.
E a questão do conforto?

   Alguns trens quando em horário de pico vão cheios, porém os trens possuem ar condicionado (Igualzinho aqui no Brasil. Só que não.). Os ônibus também são bem utilizados, a diferença é o tempo que você gasta pegando um ônibus que demora mais, porém o metrô ou trem apesar de serem mais rápidos, eles vão mais cheios.
 Uma coisa muito comum falando culturalmente, os Japoneses costumam dormi nos três e ônibus. Dormi MESMO. Não é aquele cochilo daquela estranha que senta ao seu lado no ônibus e dorme. Eles simplesmente fecham os olhos e dormem, seja sentado ou em pé. Eles também tem muito costume de ler mangás e livros, vai ser comum você encontrar alguém lendo. Em paralelo aqui no Brasil muitos estudantes tem esse costume também (Eu mesmo sou uma delas hehe), de estudar, ler alguma coisa enquanto faz a viagem. 
   Porém a diferença que lá eles consegue ler em pé, coisa aqui não conseguimos, pois no trem não é necessário ficar se segurando o tempo todo e isso permite que você segure um livro e leia. Assim como é comum encontrar as pessoas jogando videogames portáteis e mexendo no celular. Faça isso no Brasil que você será assaltado '-'

   Lá eles escutam músicas altas pra todo mundo ouvir que nem a bagunça que é no Brasil?
   Essa é uma diferença enorme entre nosso país e eles. Existem placas nos trens de avisos que é pra deixar o celular no modo silencioso ou de preferencia desliga-los. Nos ônibus são as mesmas coisas, as pessoas são bem educadas e não ficam fazendo baderna nos ônibus que nem é a "mundiça" do Brasil. Ainda é sugerido nas placas que quem estiver com mochila, coloque-a na frente, mas não é para evitar assaltos, e sim para evitar que as mochilas nas costas batam nas outras pessoas. Igual ao Brasil, IGUAL. Sério, depois desse post minha vontade é de morar no Japão amanhã, cara... E para finalizar, há avisos que pedem para que as pessoas sentem mais próximas umas das outras para que caiba mais gente nos bancos.
   Uma boa parte da sinalização das estações de metrô está escrita em japonês e inglês. Além disso, quase todos os nomes de cidades e estações estão escritos em caracteres romanos (Esses caracteres do nosso alfabeto), o que facilita a vida do turista. Uma boa dica é evitar as horas de pico, porque nesses horários os trens ficam abarrotados de passageiros e a viagem pode acabar se transformando em uma experiência um tanto quanto estressante.

Já entendi sobre os trens e metrôs, mas e os ônibus, como são?

   O serviço de ônibus urbanos são conhecidos como Toei. Esse meio de transporte é especialmente indicado para as viagens curtas e para fazer a interligação com a rede de metrô. Se você se perder em Tóquio, uma boa dica é ir até um Koban. Os Koban são pequenas delegacias de polícia que você poderá encontrar em qualquer bairro da cidade
   Eles são pequenos e possuem ar condicionador assim como um aquecedor para os dias frios. São todos bem conservados e bem pontuais para passar nos pontos. Os motoristas utilizam microfone para a comunicação com os passageiros, como por exemplo, se ele for freiar ,ele avisa a todos para se sentarem, enquanto aqui os motoristas andam que parece que tão levando boi na carroça ¬¬
Interior do ônibus
   Ao contrário do Brasil em que necessitamos levantar o braço para parar um ônibus no ponto. Lá eles param automaticamente. Existe um monitor que aviso ao motorista que tem um ponto próximo e assim eles param. 
Apesar de ser Japão, sempre tem aquelas "Peças"
   Também não existe cobrador como nós temos. Ao lado do motorista existe um caixa, no qual você coloca seu dinheiro e automaticamente recebe seu troco. Super tecnológico! Meu Deus! Dificilmente você ver um ônibus lotado também e os motoristas são bem educados.

E aí, vamos para o Japão comigo amanhã?!! *----------*
   Espero pode ter tirado algumas dúvidas de quem se interessam por esse tipo de curiosidade, e adorei compartilhar isso com vocês. Bom que também aprendo mais sobre o sistema de lá. E espero também que um dia, UM DIA, o Brasil aja quem nem o Japão ou pelo menos 10% parecido. Precisamos ter fé não é mesmo?!

Até a próxima gente !!

Um comentário :

Quer comentar algo? Fique a vontade! Lembre-se que seu comentário é o motor do blog =D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...