Todos nós amantes de doramas sempre falamos da Coreia do Sul, mas poucas pessoas param para pensar sobre a Coreia do Norte, a vizinha de nossos sul-coreanos. E quem para pensar, as vezes não sabe exatamente o que acontece lá. E exatamente sobre isso que queria compartilhar e mostrar a vocês. Afinal, é interessante saber sobre a Coreia do Sul, mas é ainda mais coerente saber do por que desses termos separativos.
Para começar nosso post, vamos responder a seguinte questão: Por quê essa diferenciação da Coreia no Sul e Coreia do Norte?
Questões políticas diferenciam os dois países. A Coreia do Norte, República Popular Democrática da Coreia, é um pais com um poder ditatorial comandada pelo atual governante Kim Jong-un com um sistema comunista. A coreia do Sul, conhecida como República da Coreia, por sua vez é uma república presidencialista, sendo atualmente comandada por Park Geun-hye.
Apesar das diferenciações, eles um dia já foram unidos. As coreias antigamente era apenas Coreia. Porém ocorreu a Guerra Sino-Japonesa e a Guerra Russo-Japonesa, e toda a Coreia passou para domínio japonês (1910-1945). Porém no final da Segunda Guerra Mundial, as forças japonesas se renderam as forças da União Soviética que ocuparam o norte da Coreia ( A atual Coreia do Norte), e dos Estados Unidos, que ocuparam a parte sul (Atual Coreia do Sul).
Quem lembrar da história vai associar os dois fatos políticos. A antiga União Soviética era um território comunista, e os Estados Unidos totalmente capitalista. Ou seja, a Coreia se dividiu em duas entidades que até hoje conhecemos como Coreia do Norte e a Coreia do Sul.
As brigas começam por aí. A coreia do Norte é um país fechado por sua forma de governo e odiado pelos países capitalistas pelo mundo (Principalmente os Estados Unidos que é o líder). Sempre ameaça a sua vizinha Coreia do Sul de ataques aéreos pelo simples fato de serem um país antagônico e ver a Coreia do Sul como ameaça.
- Beleza, entendi a diferença entre as duas Coreias. Mas como é esse sistema da Coreia do Norte?
Autoritário e ditatorial. Atualmente sendo governada pelo Kim Jong-Un(Essa cara da foto), a Coreia do Norte é um país que se fecha para o mundo.Pouco se sabe sobre o que acontece lá dentro pois é proibido qualquer contato com o mundo exterior, e caso haja, o individuo é morto.
Estátuas de Kim Il-sung e seu filho Kim Jong-il. Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Common |
Tentei obter algumas curiosidades sobre a Coreia do Norte para ficarmos sabendo mais desse país. Porém alerto, como eu disse, informações de dentro do país para fora são estritamente proibidas, então algumas coisas não se sabem se são realmente verídicas.
1º - O nome oficial da Coreia do Norte é República Democrática Popular da Coreia. O país não gosta de ser chamado de "Coreia do Norte"
2º - Os norte-coreanos marcam os anos a partir do nascimento de Kim Il-sung(1º Líder autoritário e avô do atual líder) e não de Jesus Cristo. Por esse motivo, agora eles estão em 105 e não em 2016.
3º - Em grandes cidades da Coreia do Norte, as mulheres não podem usar calças ou andar de bicicleta. E as saias devem sempre cobrir os joelhos.
4º - A distribuição, o porte e o consumo de maconha é totalmente legal no país.
5º - Em 2012, arqueólogos anunciaram ter encontrado o lugar onde vivia o unicórnio do rei Tongmyung, 2 mil anos atrás. Sim, unicórnio, eles liberam essas notícias, e como o pessoal lá não tem acesso ao mundo exterior. Simplesmente acreditam.
6º - A Coreia do Norte tem 51 classes sociais, e as pessoas são classificadas de acordo com sua lealdade ao regime.
7º - No caso dos homens, os cidadãos norte-coreanos devem escolher o corte de cabelo entre 28 modelos aprovados pelo governo. Ou seja, nada de estilos da "moda", pois a moda é o que o ditador quer.
8º - Apenas militares e oficiais do governo podem ter automóveis. Com isso há registros verídicos de crianças brincando nas ruas, pois não há muita circulação de carros.
9º - Nada de Windows... Os computadores por lá rodam um sistema operacional chamado Estrela Vermelha OS. Mas o líder supremo usa um Mac
10º - Possuir uma Bíblia, assistir a programas de TV estrangeiros e distribuir pornografia são crimes passíveis de pena de morte. Isso inclui principalmente dentre os programas de tv estrangeiros, os nossos queridos doramas. Sim, assistir dorama lá pode causar sua morte. Mas existem níveis diferentes de punição. Se você for apanhado com um filme russo ou de Bollywood [Índia], é enviado para a prisão por três anos, mas, se o filme for sul-coreano ou americano, você é executado.
11º - É proibido usar calças jeans na Coreia do Norte.
12º - O país realiza eleições a cada cinco anos, mas as cédulas só trazem o nome de um candidato. O próprio ditador. E as pessoas tem o direito de escolher entre o "sim" e "não", mas as cabines de quem quiserem votar "não" não são restritas, ou seja, todos vão saber se você votar contra o seu ditador, o que pode acarretar sua execução.
13º - A Coreia do Norte usa um aparelho de fax para enviar ameaças à Coreia do Sul.
14º - Ninguém pode comemorar o aniversário nos dias 8 de julho e 17 de dezembro, datas reservadas à memória de Kim Jong-Il e Kim Il-Sung (Antigos ditadores)
16º - Ainda sobre aniversários, No dia 8 de julho é proibido sorrir na Coreia do Norte. Isso mesmo, por mais surreal que possa soar, a risada é vetada neste dia. O motivo é que este dia marca a morte de Kim Il-sung, o fundador do país, avô do atual ditador Kim Jong-un. O decreto existe desde 1994 e proíbe sorrir, levantar a voz na rua, beber álcool e dançar porque todo o país está de luto. Neste dia, a rede de televisão estatal norte-coreana dedica o dia transmitindo a solene cerimônia oficial em homenagem ao 'presidente eterno'.
16º - A Coreia do Norte tem três hosts na internet, enquanto os Estados Unidos têm 439 milhões. Pois o acesso a internet é muito restrito. E aqueles poucos que podem acessar a internet, acessam em uma velocidade incrivelmente baixa. E eu ainda reclamo da minha internet de 15 megas hausahsuah
17º - Você não pode ter o mesmo nome do ditador. Se fosse no Brasil , todo mundo que se chamasse Dilma, iria ter que mudar, então ferrou.
18º - Se dormi durante o trabalho você pode ser executado. O.O
19º - Ter um parente criminoso não pode, pois isso acarreta na acusação de todos os membros familiares, pois eles seguem a ideia nazista que o o crime está no sangue.
Fotos dos ditadores se encontram em vários locais (Foto: Gabriel Prehn Britto/Arquivo pessoal) |
20º - Fazer uma ligação para alguém fora do Coreia do Norte pode levar à morte. No caso do turista que for visitar a Coreia, ele pode até fazer uma ligação para seus familiares, mas apenas do telefone do próprio hotel ou de um chip que o próprio governo ofereça.
21º - Os norte-coreanos são proibidos de deixar o país sem permissão. Nem sequer passar um feriado na vizinha Coreia do Sul: certamente você será caçado.Há muitos casos de coreanos que tentaram passar pela fronteira e foram apreendidos.
- E turismo? Pode acontecer?
Por incrível que pareça pode. Brasileiros inclusive já foram para lá. São corajosos pois eu não toparia kk Existem guias turísticos na coreia do norte, que seguem um roteiro pré-determinado. Ou seja, vocês são vão ver o lado bonito da coreia, pois é isso que o ditador que mostrar aos países capitalistas : Que o governo dele é bom. Apesar de sabermos que não é.
Um dos brasileiros que viajou para lá (Guilherme Bahia/Arquivo pessoal) |
Sul-coreanos, estrangeiros que morem na Coreia do Sul e jornalistas profissionais que não tenham se identificado como tais (é exigida uma permissão especial). Norte-americanos são livres para fazer turismo no país.
É proibido levar câmeras com GPS, livros que falem do país, revistas sul-coreanas ou escritas em coreano, bandeira norte-americana ou sul-coreana e rádio. Então se algum dia vocês tiverem a doideira de viajar lá, evitem tais materiais se quiserem voltar vivos.
O meio de transporte utilizado para o turismo |
Turistas não podem usar a moeda local (o won norte-coreano). Devem levar euros, dólares ou yuan chinês, em espécie – já que o país não tem sistemas de cartões de crédito ou débito nem caixas eletrônicos.
Parque em Pyongyang (Foto: Gabriel Prehn Britto/Arquivo pessoal) |
Como podem ver, a Coreia do Norte realmente é barra pesada com seu sistema comunista. Fico com muita pena das pessoas que moram lá, elas pensam como o ditador quer que elas pensem. Já vi gente comentando : "Os Estados Unidos devia atacar logo essa Coreia!" Porém devemos lembrar que ainda é pessoas lá, famílias, mulheres e crianças cegas por um sistema, e que uma guerra pode causar a morte de muitas delas, que não tem culpa de terem nascido onde nasceram.
Crianças se apresentam em espetáculo (Foto: Gabriel Prehn Britto/Arquivo pessoal) |
Bem, estava com muita vontade de mostrar a vocês quem realmente é a Coreia do Norte e não ficarmos apenas na Coreia do Sul e nossos doces doramas. Afinal, o terror está bem perto dos nossos sul coreanos, e todo conhecimento é bem vindo :)
Irei parar o post por aqui para não ficar longo e cansativo. Porém há muitas coisas a mais que eu gostaria de compartilhar com vocês sobre a Coreia do Norte, provavelmente farei uma segunda parte do post fazendo um maior e melhor detalhamento.
Até mais galera ! Podem comentar sobre o assunto que estarei respondendo a todos !
Nossa, parece até exagero ou brincadeira, mas é a realidade deles, nós brasileiros poderiamos ser considerados libertinos rsrs felizmente temos liberdade para ser e pensar da maneira que quisermos como deve ser difcil nascer como norte coreano...
ResponderExcluirÉ realmente difícil, as vezes fico pensando que aqui tem muito roubo e tals, mas pensando friamente, pior é lá que em pleno Séc XXI, ainda não sairão da paralisia da história do comunismo.
ExcluirNossa!!!! essas "regras" além de serem desnecessárias são ridículas... Continuo me perguntando o porquê de alguém querer ir "turistar" por lá kekeke.Não Fiz
ResponderExcluirEstou fazendo a mesma perguntar a mim mesma a tempos Clara! Turistar por lá? sendo que o roteiro é preparado pelo próprio ditador? É coisa de louco!
ExcluirUAU, post maravilhoso!!! Eu mesma não conhecia, cara eles são rigidos mesmo... Que Deus tenha misericórdia das pessoas que moram lá, por ter um imperador desses. Mas é aquilo que você disse, ainda tem aquelas pessoas que amam seu país.
ResponderExcluiryeah-dreamhigh.blogspot.com
Obrigadaa!! ><
ExcluirFoi o meu objetivo quando fiz o post, fazer as pessoas conhecerem um pouco de lá, pois nós só falamos da coreia do Sul e não vemos o terror que passam as pessoas vizinhas.
excelente post eu sou extremamente curiosa em fazer turismo la nao pergunte o porque simplesmente curiosidade
ResponderExcluirMuito obrigada ! :)
ExcluirNossa sério? Eu acho loucura! kkk Nem pelo perigo em si,mas pela falta de liberdade que você tem, pois o roteiro é feito e programado pelo próprio ditador, então você só ver a parte boa da coreia, isso que eu acho mais mórbido de turistar por la (Além do perigo cultural)
Só uma coisa, qual é a sua fonte? Digo, onde pegou essas informações?
ResponderExcluir