sexta-feira, 21 de julho de 2017

0

Akai Ito - O fio vermelho do destino

   Quem já ouviu falar na famosa lenda Chinesa Akai Ito, O fio vermelho do destino? Pois é sobre esse tema que vou retratar hoje com mais uma sessão de curiosidades asiáticas!

   Akai Ito ou também podemos chamar de fio vermelho do destino, é uma lenda de origem chinesa que de acordo com este mito, os deuses amarram uma corda vermelha invisível, no momento do nascimento, nos tornozelos dos homens e mulheres que estão predestinados a serem almas gêmeas. Deste modo, aconteça o que acontecer, passe o tempo que passar, essas duas pessoas que estiverem interligadas fatalmente irão se encontrar. Não é romântico???!! *---*

“Um fio invisível conecta os que estão destinados a conhecer-se…
Independentemente do tempo, lugar ou circunstância…
O fio pode esticar ou emaranhar-se,
mas nunca irá partir.”

          – Antiga crença chinesa


   Vou deixar bem claro que as pessoas dizem que a ligação do fio vermelho é pelo dedo mindinho, mas na verdade é pelo tornozelo mesmo. E o "fio" é realmente uma corda, então não se confundam, apesar das lendas espalhadas por ai estarem tratando de outra forma. Pois há duas versões, a chinesa e a japonesa, porém vou explicar direitinho a diferença entre as duas.

   Mas como é a versão da lenda chinesa?

   A lenda conta começando a falar sobre um homem que estava andando pelas montanhas a caminho de visitar a sua noiva, quando um velho apareceu dizendo ser o Deus Xia Lao YueO tal Deus tinha o poder de ligar, por meio de uma corda vermelha invisível, almas gêmeas, e disse ao homem que a pessoa que ele estava indo visitar não era o grande amor de sua vida. 

   O Deus então apontou para um bebê e disse que era àquela pessoa que a corda o ligava. O homem não acreditou e com muita raiva mandou colocar fogo na casa do bebê, para que ele morresse. O homem, então, se casou com sua noiva e foi muito infeliz. Anos depois, ficou viúvo e acabou conhecendo uma mulher com quem se casou e foi muito feliz. A mulher em questão era aquele bebê, que ficou órfão e só sobreviveu ao incêndio porque a mãe o embrulhou em um saco molhado.

Mas como é a versão Nipônica da lenda?

   A versão nipônica conta que um garoto caminhava em direção a sua casa, numa noite escura, quando um velho, o Deus Xia Lao Yue, o abordou. O menino não deu muita importância quando o velho disse que ele precisava encontrar sua jovem esposa. Na verdade, ele disse ao velho que nunca iria se casar. Ouvindo isso, o velho revelou ao garoto que ele se casaria com a jovem a qual ele estava amarrado, pelo dedo mindinho, por um fio vermelho invisível. O menino, pela primeira vez, conseguiu ver o fio e do outro lada, havia uma menina, sentada na porta de sua casa. Indignado, o menino não aceitou o fato e atirou uma pedra no rosto da menina, machucando-a. Anos depois, o menino virou homem mas não conseguia se apaixonar por nenhuma mulher de sua aldeia. 

   Todos achavam que ele nunca encontraria seu verdadeiro amor. Uma noite, ele caminhava pela rua escura quando notou a silhueta de uma mulher e no mesmo instante se apaixonou por aquela visão. A mulher em questão era conhecida por ser uma das mais belas da aldeia, mas que raramente saia de casa, pois tinha vergonha de seu rosto. O homem se casou com a moça sem nunca ter visto seu rosto.

   Quando a cerimônia de casamento acabou, e eles estavam sozinhos, o homem perguntou a esposa porque ela nunca mostrava o rosto. Ela respondeu que quando era pequena, um rapaz havia lhe atirado uma pedra, deixando uma cicatriz na sobrancelha. Naquele momento, o homem se lembrou do Deus Xia Lao Yue e seu fio vermelho invisível.

   Não é legal gente? Tem boatos que essas lendas são relatos de pessoas que realmente viveram isso (Tirando a parte do Deus é claro).
   Os fios não determinam quando e onde a metade será encontrada, diz que apenas será encontrada. Pois, o destino vai unir os dois, mas as duas partes vão fazer o possível para se encontrar. Não importando o tempo que leve. E a distância jamais vai separá-los, por estarem unidos por algo mais forte, que nunca se parte.

   É importante falar que uma pessoa somente pode estar conectada a uma outra pessoa por vez, pois não há como uma mesma pessoa possuir duas ou mais almas gêmeas ao mesmo tempo, a cada um está reservado apenas um destino.

   Vale falar também por curiosidade que foi dessa história do fio vermelho que surgiu o Yubikiri Genman, que é aquele ato de cruzar os dedos mindinhos com a outra pessoa ao fazer uma promessa. Achei fantástico quando descobrir isso!

   Dorama Japônes : Akai Ito

   Essa lenda é tão famosa no Japão que fizeram um dorama do mesmo nome que retrata um pouco essa lenda, super recomendo a vocês! Tem a sinopse dele aqui no blog que vocês podem conferir: Akai Ito - Jdrama.

   É isso gente! Agora eu pergunto, se vocês pudessem ver o fio vermelho, em que estaria a outra ponta? #FicaAPergunta
   Espero que vocês tenham curtido! Se eu encontrar mais curiosidades interessantes asiáticas podem ter certeza que estarei trazendo para o Itazura Dramas. Beijãaaoo a todos!!


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Quer comentar algo? Fique a vontade! Lembre-se que seu comentário é o motor do blog =D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...