quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

4

Jan Dara - Filme 1

+18

   Com Mario Maurer no elenco, Jan dara é um filme tailandês com uma temática muito problemática e sensual.

FILME TAILANDÊS + SEXO + TRAGÉDIA FAMILIAR + DRAMA

   Jandara é composto de dois filmes, essa resenha será dividida em duas partes, sendo que a segunda parte irei postar em breve. Um filme bom com uma temática sobre problemas familiares com muitas cenas de sexo e pessoas nuas (Sim, você não leram errado, há muita cenas de sexo). Há sexo, estupro, incesto, orgia e agressão. Temas pesados são retratados de forma transparente durante os dois filmes. A sensação que eu tive não foi de ver um filme, e sim um dorama. Me prendeu a todo momento dentro de sua longa duração de 2h de filme (Sendo que o segundo filme possui 2h15min de duração).

    Então se você está procurando uma história mais adulta fugindo daqueles filmes de sessão da tarde, essa resenha é para você.


Sinopse:
   Jan Dara (Mario Maurer) cresce em uma casa com falta de amor, mas abundante em luxúria. Ele rapidamente pega o caminho pecaminoso de vida do homem que se casou com sua mãe depois que ela engravidou de ser estuprada.
Jan Dara vive em uma família desestruturada, onde sua vida gira em torno de sua origem , nascido de um estupro e criado por um homem com sede de poder, por uma Tia que dá tudo de sí por seu antigo amor, mas que encontra a amizade que o faz seguir em frente.
Sinopse retirado de Siwon Fansub

HISTÓRIA

   Gira em torno do personagem de Mario Maurer, seu nome é Jan Dara. o filme começa com ele já velho retratando toda sua história de vida sofrida. Primeiro começamos a achar que será mais um filme chato e lento que virá por ai. Porém não é, ele nos mostra os terríveis caminhos que um ser humano pode seguir durante sua vida.

   Começando com a história de Jan Dara, ele cresce em uma mansão onde é recheado de luxúria e desejo. Se culpa pela morte de sua mãe que morreu durante seu nascimento. Um homem que vive na casa o renega por isso, esse homem é o chamado "Senhor" da casa, e sempre que pode ele agride Jan Dara.

   Apesar dos problemas, Jan Dara cresce com o amor de sua tia, que tenta protege-lo o quanto pode.
   Tentarei fazer uma crítica em relação a esse filme sem spoiler algum, pois cada segredo descoberto durante o enredo é importante para entendermos o entrelaçamento da trama.

PERSONAGENS

   Jan Dara é nosso personagem principal, ele cresce em um ambiente hostil e problemática em sua família. Depois de seu nascimento e morte de sua mãe, ele sofre nas mãos do "Senhor" da casa, que o renega firmemente. Já começamos o filme com Jan Dara velho sentado em um banco começando a contar sua história, e notamos nessa cena que ele tem muito o que falar sobre sua terrível história de vida.

   Temos o "Senhor" da mansão. Ele era casado com Dara, a mãe de Jan Dara. Após ela morrer por dar a luz ao seu filho, ele renega a criança e começa a maltrata-la. Há várias cenas de negação e violência a esse respeito.

   Temos o melhor amigo de Jan Dara. Ele cresce junto com o Jan Dara. Apesar de serem de classes hierárquicas diferentes, eles se tratam como verdadeiros irmãos. Ele foi essencial para a história, foi uma espécia de "norte" para que nosso principal conseguisse escolher seu caminho. Ele é o único personagem que posso dizer que seguiu uma base de comédia no meio de uma história triste.

   A tia de Jan Dara por sua vez é uma mulher linda que volta para a mansão após a morte de sua prima, mãe de Jan Dara. Ela se casa com o senhor da casa e passa a viver na mansão, cuidando de Jan Dara como se fosse seu próprio filho.

   Irei encerrar as demonstrações de personagens por ai para não contar spoiler, pois os personagens que aparecem posteriormente na trama, fazem uma participação na revelações de segredos da família. Porém sabendo desses 4 personagens já é uma boa base para entendermos.

2 HORAS DE DURAÇÃO

   O primeiro filme possui 2 horas de duração e o segundo possui 2h15min, o que me assustou inicialmente pois nas primeiras cenas parecia ser um filme lento. Mas ser lento e ser longo é sinônimo de filme ruim? Não mesmo. 

   Jan Dara consegue prender o telespectador a todo momento, ao conseguir entrar na vida dos personagens você começa a torcer por eles. As 2 horas que antes me assustara, não existia mais. A sensação que eu tive era de está vendo um dorama da Tailândia e não um filme. Tanto é verdade que quando finalizei o filme 2, senti saudades de alguns personagens,

FAMÍLIA COMPLICADA

   Tenho certo tipo de paixão de histórias com problemas familiares, e nesse filme isso é o que não falta. Temos revelações bombásticas a respeito dos personagens ao longo dos minutos. Confusões que estavam gravadas pelo destino para acontecer. É uma história que te prende pois o quebra cabeça vai sendo resolvido. Porém repito, é uma história adulta, você tem que está com seu momento de mente aberta para tentar entender e entrar no enredo de vida dos personagens.

SEXO, ESTUPRO E INCESTO

   Gosto de ver filme com sexo no meio que tenha uma história a ser dita durante o ato. E isso é o que mais tem. Logo nos primeiros minutos de filmes conseguimos ver pênis, peito e bunda, pode até soar vulgar pelo pouco que conheci até então dos filmes tailandeses. Não aparece uma cena de pegação qualquer, realmente aparece o ato sendo feito, chupadas para lá e enfiadas para cá, é grande o teor sexual. Admito que achei algumas cenas desnecessárias em ser mostrada, como por exemplo,várias cenas em que a câmera dava close de perto para os seios das mulheres ou logo no começo que aparece o pênis do "Senhor". Contudo as cenas não foram desgastante, podíamos ver o desejo dos personagens aflorando-se em cada minuto. É ideal para quem quer ver um pouco de sexo no cinema asiático em um contexto de história.

   Há cenas também de estupro que devo comentar. São cenas fortes para um filme que até então prometia ser apenas sensual e acabou sendo também violento. Orgia também aparece muito no filme, é um verdadeiro apelo sexual que os personagens sofrem.

   Incesto também entra na história. A essa altura vocês podem está pensando "Esse filme é uma verdadeira putaria", porém devo dizer a vocês que não é. Como eu disse, cada cena de sexo tem um contexto, e as cenas de estupro e incesto também tem seu contexto. Achei interessante a forma que o filme mostra isso. Apesar que há o aparecimento de algumas cenas violentas que podem sim incomodar algumas pessoas que tentaram assistir ao filme.

É LENTO?

   O filme pode ter o andamento lento no sentindo da fotografia, a câmera não se mexe muito, os personagens ao falar suas falas trocam muitas cenas de olhares, o que pode talvez algumas pessoas acharem o desenvolvimento lento. Porém a história em si não é lenta, particularmente para mim 2 horas de filme passaram voando. E repito, você precisa entrar na mente dos personagens para poder entrar na história. Se seguir o que estou falando, possa ser que vocês também curtam assim como eu.

PASSAGEM DE TEMPO

   Foi o ponto positivo mais importante que achei. A história não só fica naquela linha de tempo, ela avança. Como eu já me referi, o filme começa com o nosso principal já velho contanto sua história, e ele começa contando desde o seu nascimento até a hora que ele está no banco contando a história. Então tudo na história de desenvolve rápido, avança. Quando você está preste a ficar enjoado daquele momento, o filme já te leva para a próxima cena.

   Importante salientar que o filme não se passa nos dias atuais, ele se passa em uma época que estava vendo guerra pela parte da ásia. Então também temos um pouco desse lance de viver em uma época de crises.

FINAL

   O final do filme 1 é uma continuação direta para o filme 2. Não temos um fechamento certo do ciclo. Se você assistir ao primeiro filme e curti, certamente você vai correr para assistir ao filme 2 e ver o que vai acontecer com nosso principal.

   É isso gente! Eu super curti esse filme, nunca mais tinha assistido uma história tão problemática feito essa. Os tailandeses arrasaram nas interpretações e na qualidade da história. Curti bastante e recomendo a você que também quer ver uma história fora do comum. Porém não recomendo esse filme para todo mundo, é um filme sério que deve ser assistido com a mente aberta, pois há cenas fortes.


A postagem do filme 2 será feita em breve ;) Disponibilizarei o link aqui.








Onde Encontrar?



4 comentários :

  1. CARAMBA, admito que nunca vi uma sipnose assim antes. O loco... SEXO, ESTRUPO E INCESTO.Realmente como você disse esse filme não é pra qualquer um... Apesar disso me interessei rsrs.Ele foge do padrão, pelo que você diz parece ser bastante massa. Nunca vi nenhum filme tailândes, mas vc me deixou intrigado com essa resenha, amanhã vou assistir.Parabéns pelo blog Sandi,ele é ANIMAL. Abçs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme tem de tudo Renan, é realmente impressionante pra quem assisti apenas filmes light asiáticos. Assista mesmo, é muito diferente!
      Obrigada!! Continue sempre acompanhando as novidades e comentando, estarei respondendo sem que der ;)

      Bjoooss e abraços!

      Excluir
  2. Onde eu encontro esse filme para assitir com legenda em português na internet? . Vcs tem algum link?

    ResponderExcluir
  3. Onde eu encontro esse filme para assitir com legenda em português na internet? . Vcs tem algum link?

    ResponderExcluir

Quer comentar algo? Fique a vontade! Lembre-se que seu comentário é o motor do blog =D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...