sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

5

Japão: Tipo sanguíneo e sua personalidade

   Você sabiam que os japoneses utilizam os tipos sanguíneos para separar diferentes personalidades? Nesse post super interessante vou falar um pouco sobre essa parte da cultura japonesa que tenho certeza que muita gente não conhece u.u

   No Japão quando se pergunta a alguém que tipo sanguíneo essa pessoa é, o interesse não está em uma possível transfusão médica, e sim na personalidade da pessoa. Isso é uma crença forte entre os japoneses que pode influenciar diretamente a vida amorosa e profissional.

   Há um teoria chamada Ketuekigata. Uma fórmula foi detalhada por Takeji Furukawa, professor de psicologia, em seu "Estudo do temperamento através dos grupos sanguíneos", em 1927, onde ele analisou as características de um grupo de alunos em uma escola de Tóquio. Após sua publicação, a teoria tornou-se muito popular e amada no Japão, onde vários jornais oferecem algum tipo de horóscopo do sangue, como fazemos para os signos do zodíacos.


   Vamos agora detalhar mais o que seria cada personalidade de cada tipo sanguíneo. Tentei procurar em diversos sites para ver qual personalidade era a certa, pois vi fontes muito diferentes entre si, então coloquei todos em um texto só.

GRUPO A

   Pessoas sérias, criativas, sensíveis, reservadas, pacientes e responsáveis, mas ao mesmo tempo teimosas, são aquelas em cujas veias corre o sangue tipo A. São indivíduos gentis, aqueles que muitas vezes colocam os interesses dos outros na frente de seus próprios interesses. Embora possam parecer exteriormente calmos, na verdade, por dentro são muito agitados e podem sofrer de ansiedade, por isso devem ficar algum tempo sozinhos para poderem descansar. As pessoas do grupo A são bons ouvintes e bons amigos; podem ser artistas, mas também podem desempenhar bem qualquer trabalho em que devam estar em contato com outras pessoas.
Ator: Ikuta Toma - Sangue A

   Pessoas com sangue tipo A parecem ser calmas por fora, mas por dentro são pessoas ansiosas e preocupadas. São consideradas pontuais, perfeccionistas, tímidas e sensíveis. São introspectivos e bons ouvintes. Normalmente gostam de estar na moda e saber das últimas tendências, mas não usam nada chamativo ou berrante.

   São pessoas românticas e em relação ao trabalho, são considerados pessoas responsáveis e meticulosas. Se dão bem em profissões como contador, bibliotecário, economista, escritor, programador de computador e colunista. Nos relacionamentos se dão bem com pessoas dos grupos sanguíneos A, O e AB.

GRUPO B

   Pessoas do grupo B são particularmente brilhantes e empreendedoras, não muito confiáveis e um pouco egocêntricas. Cheias de energia e autoconfiança, muitas vezes são líderes que assumem altas posições em seus trabalhos porque confiam muito na própria intuição e pouco em outras pessoas. São pessoas entusiastas, alegres, comunicativas, sociáveis, não se preocupam muito com os riscos e desdenham das regras. Elas também são menos leais do que as pessoas do grupo A, as quais se pode dizer que são o seu exato oposto em tudo.
Ator: Kenichi Matsuyama -Sangue B

   Pessoas com sangue tipo B são consideradas otimistas e companheiras. Ao mesmo tempo são impulsivas e individualistas e escolhem sempre o caminho que querem seguir na vida. Tem fama de serem briguentos e no trabalho, são caprichosos e se dão bem com profissões como chef de cozinha, cabeleireiro e jornalista. Nos relacionamentos são compatíveis com pessoas dos grupos sanguíneos O, B e AB.

GRUPO O

   Os homens e as mulheres do grupo 0 são pacifistas de nascença, otimistas, independentes e generosos por natureza. Eles amam novidades e estarem perto de pessoas que costumam lhes retribuir carinho porque, como eles, são pessoas respeitosas das idéias alheias, compreensivas e abertas. Pessoas do grupo 0 sabem controlar suas emoções, são cheias de confiança, extrovertidas, pacientes e sempre têm um objetivo muito claro. Por todas estas razões são geralmente excelentes organizadores e podem expressar o melhor de si dentro de um grupo de pessoas.
Ator: Hideto Takarai - Sangue O

   Pessoas com sangue tipo O são muito populares e auto-confiantes e costumam ser o centro das atenções em qualquer lugar onde estejam. São pessoas criativas, interessantes e normalmente se dão bem com todas as pessoas. São também considerados pessoas organizadas, determinadas, ousadas e teimosas.

   Mas essa teimosia, tem seu lado positivo, pois ajudará a alcançar seus objetivos. Se dão bem em profissões como banqueiro, político, ministro, corretor de investimentos e se destacam nos esportes. Nos relacionamentos, costumam se dar bem com pessoas de qualquer grupo sanguíneo, especialmente A e AB.

GRUPO AB

   As pessoas do grupo AB, são geralmente muito racionais e controladas, críticas, esquecidas e às vezes irresponsáveis. Apesar disso, elas são sensíveis e profundas. Logo fica claro então, que este tipo de sangue, estando entre o A e o B, vivem uma espécie de ambivalência nem sempre fácil de gerir. São pessoas que sabem muito bem resolver os problemas que surgem e são muito sérias no trabalho.
Ator: Mizushima Hiro - Sangue AB

   Pessoas com sangue tipo AB podem ser dualistas, ou seja, possuir traços dos tipos sanguíneos A e B. São pessoas que tendem a ser tímidas, mas ao mesmo tempo são agradáveis e de fácil convívio. São pessoas hesitantes, porém confiantes e normalmente tem uma personalidade que o faz destacar em meio aos outros.

   Muitas vezes quando necessário, falam de uma forma séria. Sua paciência, concentração e inteligência são qualidades admiráveis. Se dão bem em profissões como: barman, advogado, professor, representante de vendas e assistente social. Nos relacionamentos, se dão bem com praticamente todos os outros tipos sanguíneos.

   Cerca de 40% da população japonesa pertence ao grupo A, 30% ao grupo O, 20% ao grupo B e 10% ao grupo AB.


MAS E O RH SANGUÍNEO? INTERFERE NA PERSONALIDADE?

   Apesar de eu não ter visto em uma fonte confiável, através das minhas pesquisas vi que isso não interfere nessa classificação de personalidades, pois são raras as pessoas que possuem sangue negativo no Japão, cerca de 1% para ser mais exato.
   Lembrando que essa classificação que os japonese fazem não é comprovado cientificamente, é que nem o zodíaco é pra nós.
PRECONCEITO

   Com toda essa classificação, os japoneses sofrem com o preconceito, algo que está se tornando tão comum que os japoneses agora têm um termo para isso: bura-hara, ou "assédio por tipo sanguíneo".

   Segundo relatos, a discriminação contra os tipos de sangue B e AB resulta em crianças sofrendo perseguições na escola, perda de oportunidades de emprego e no fim de relacionamentos felizes.

   Apesar de várias advertências das autoridades, empregadores continuam a perguntar o tipo sanguíneo de candidatos nas entrevistas para empregos, disse Terumitsu Maekawa, que pesquisa religiões na Asia University, em Tóquio.

   "Podemos indicar tendências gerais de um grupo, mas você não pode dizer que uma pessoa é boa ou má por causa do seu tipo sanguíneo", disse Maekawa, autor de vários livros sobre grupos sanguíneos. Assim como as teorias que deram origem à lenda, as conclusões do especialista também não podem ser comprovadas cientificamente.


   A obsessão japonesa com o assunto também resultou no surgimento de uma série de produtos, como refrigerantes, goma de mascar, sais de banho e até camisinhas direcionados a consumidores de acordo com seu tipo de sangue.

   Com isso podemos ver que os japoneses realmente levam a sério esse negócio de tipo sanguíneo. Espero que vocês tenham se identificado com o seu, particularmente o meu eu não achei muito parecido kkk O zodíaco bate bem mais com minha personalidade. Mas enfim, espero que tenham curtido! Até a próxima!



Fontes sobre as pesquisas dos tipos sanguíneos
https://www.greenme.com.br/viver/costume-e-sociedade/981-sangue-e-personalidade-a-teoria-que-associa-o-tipo-sanguineo-com-as-caracteristicas-de-cada-um
http://www.japaoemfoco.com/ketsueki-gata-tipo-sanguineo-no-japao/
https://mulher.terra.com.br/comportamento/japoneses-escolhem-parceiros-de-acordo-com-o-tipo-sanguineo,df5949b8f25da310VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html

5 comentários :

Quer comentar algo? Fique a vontade! Lembre-se que seu comentário é o motor do blog =D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...